top of page

Hoje é Śrī Krsna Janmāstamī - 19/08

O transcendental dia do aparecimento do Senhor Kṛṣṇa neste mundo há 5000 anos.


Por Helena Bhagavati



Janmāṣṭamī significa janma, o nascimento, no aṣṭamī, oitavo dia do tithi lunar. Também significa o oitavo nascimento, o oitavo filho de Devakī e Vasudeva.


Śrī Kṛṣṇa é a Suprema Personalidade de Deus original, o Ādi-puruṣam, a origem de tudo.


īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ

anādir ādir govindaḥ sarva-kāraṇa-kāraṇam


“Kṛṣṇa, que é conhecido como Govinda, é o controlador Supremo. Ele tem um corpo espiritual eterno e bem-aventurado. Ele é a origem de tudo. Ele não tem outra origem, pois, Ele é a causa primária de todas as causas.” (Brahma-saṁhitā, 5.1).

“No momento auspicioso para o aparecimento do Senhor, o universo inteiro foi sobrecarregado com todas as qualidades de bondade, beleza e paz. A constelação de Rohiṇī apareceu, assim como as estrelas Aśvinī. O sol, a lua e as outras estrelas e planetas estavam muito pacíficos. Todas as direções pareciam extremamente agradáveis e as belas estrelas cintilavam no céu sem nuvens. Decorada com cidades, vilas, minas e pastagens, a terra parecia totalmente auspiciosa. Os rios corriam com águas claras, e os lagos e grandes reservatórios, cheios de lírios e lótus, eram extraordinariamente bonitos. Nas árvores e plantas verdes, cheias de flores e folhas, agradáveis aos olhos, pássaros como cucos e enxames de abelhas começaram a cantar com vozes doces pelo bem dos semideuses. Uma brisa pura começou a soprar, agradando o sentido do tato e tendo o aroma de flores, e quando os brāhmaṇas engajados em cerimônias ritualísticas acendiam suas fogueiras de acordo com os princípios védicos, as fogueiras ardiam continuamente, sem serem perturbadas pela brisa. Assim, quando o não nascido Senhor Viṣṇu, a Suprema Personalidade de Deus, estava prestes a aparecer, os santos e brāhmaṇas, que sempre foram perturbados por pessoas demoníacas como Kaṁsa e seus homens, sentiram paz no âmago de seus corações, e tambores vibraram simultaneamente no sistema planetário superior.



Os Kinnaras e Gandharvas começaram a cantar canções auspiciosas, os Siddhas e Cāraṇas ofereceram orações auspiciosas, e os Vidyādharīs, junto com os Apsarās, começaram a dançar em júbilo. Os semideuses e grandes pessoas santas derramaram flores de bom humor, e as nuvens se juntaram no céu e trovejaram suavemente, fazendo sons como as ondas do oceano. Então, a Suprema Personalidade de Deus, Viṣṇu, que está situada no centro do coração de todos, apareceu do coração de Devakī na densa escuridão da noite, como a lua cheia surgindo no horizonte oriental, porque Devakī era da mesma categoria que Śrī Kṛṣṇa. Vasudeva, então, viu a criança recém-nascida, que tinha olhos de lótus maravilhosos e que trazia em Suas quatro mãos as quatro armas śaṅkha, cakra, gadā e padma. Em Seu peito estava a marca de Śrīvatsa e em Seu pescoço a brilhante joia Kaustubha. Vestido de amarelo, Seu corpo enegrecido como uma nuvem densa, Seu cabelo espalhado totalmente crescido e Seu capacete e brincos brilhando incomumente com a gema valiosa Vaidūrya, a criança, decorada com um cinto brilhante, braceletes, pulseiras e outros ornamentos, parecia muito maravilhoso. Quando Vasudeva viu seu filho extraordinário, seus olhos ficaram maravilhados. Em júbilo transcendental, ele coletou mentalmente dez mil vacas e as distribuiu entre os brāhmaṇas como um festival transcendental. Vasudeva podia entender que essa criança era a Suprema Personalidade de Deus, Nārāyaṇa. Tendo concluído isso sem dúvida, ele se tornou destemido. Curvando-se com as mãos postas e concentrando sua atenção, ele começou a oferecer orações à criança, que iluminou Seu local de nascimento por Sua influência natural.


Vasudeva disse: Meu Senhor, Você é a Pessoa Suprema, além da existência material, e Você é a Superalma. Sua forma pode ser percebida pelo conhecimento transcendental, pelo qual Você pode ser compreendido como a Suprema Personalidade de Deus. Agora entendo perfeitamente a Sua posição. Meu Senhor, Você é a mesma pessoa que no início criou este mundo material por Sua energia externa pessoal. Após a criação deste mundo de três guṇas [sattva, rajas e tamas], Você parece ter entrado nele, embora na verdade não o tenha feito. Ó meu Senhor, proprietário de toda a criação, Você agora apareceu em minha casa, desejando proteger este mundo. Tenho certeza de que Você matará todos os exércitos que estão se movendo por todo o mundo sob a liderança de políticos que estão vestidos como governantes kṣatriya, mas que na verdade são demônios. Eles devem ser mortos por Você para a proteção do público inocente.



Depois disso, tendo visto que seu filho tinha todos os sintomas da Suprema Personalidade de Deus, Devakī, que tinha muito medo de Kaṁsa, seu irmão, e estava extraordinariamente surpresa, começou a oferecer orações ao Senhor. Śrī Devakī disse: Meu querido Senhor, existem diferentes Vedas, alguns dos quais O descrevem como imperceptível através das palavras e da mente. No entanto, Você é a origem de toda a manifestação cósmica. Você é Brahman, o maior de tudo, cheio de refulgência como o sol. Você não tem causa material, está livre de mudanças e desvios e não tem desejos materiais. Assim, os Vedas dizem que Você é a substância. Portanto, meu Senhor, Você é diretamente a origem de todas as afirmações védicas e, ao compreendê-lo, a pessoa gradualmente entende tudo. Você é diferente da luz de Brahman e Paramātmā, mas não é diferente deles. Tudo emana de Você. Na verdade, Você é a causa de todas as causas, Senhor Viṣṇu, a luz de todo o conhecimento transcendental.

Tudo emana de Você. Na verdade, Você é a causa de todas as causas, Senhor Viṣṇu, a luz de todo o conhecimento transcendental.

A Suprema Personalidade de Deus respondeu: Minha querida mãe, a melhor de todas as pessoas castas, ambos, marido e mulher, pensam constantemente em Mim como seu filho, mas sempre saibam que Eu sou a Suprema Personalidade de Deus. Pensando assim em Mim constantemente com amor e afeição, você alcançará a perfeição máxima: voltar para casa, de volta ao Supremo.



Śukadeva Gosvāmī disse: Depois de instruir Seu pai e Sua mãe, a Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa, permaneceu em silêncio. Na presença deles, por Sua energia interna, Ele então se transformou em uma pequena criança humana. (Em outras palavras, Ele se transformou em Sua forma original: kṛṣṇas tu bhagavān svayam.)Śrīmad-Bhāgavatam, Canto 10, capítulo 3, traduzido e comentado por Śrīla Prabhupāda.


“Então, hoje é a cerimônia do aparecimento, do nascimento do Senhor Kṛṣṇa. No Bhagavad-gītā o Senhor diz:

janma karma ca me divyam

evaṁ yo vetti tattvataḥ

tyaktvā dehaṁ punar janma

naiti mām eti so ’rjuna

(Bhagavad-gītā, 4.9)


"Meu querido Arjuna, qualquer pessoa que simplesmente tente entender sobre o Meu nascimento transcendental ou aparecimento e desaparecimento e atividades, janma karma ..." A Personalidade de Deus não é niṣkriya, sem atividades. Então, qualquer um que possa entender que tipo de atividades o Senhor possui e que tipo de nascimento Ele aceita, simplesmente entendendo essas duas coisas, obtém-se um resultado maravilhoso".



“Aqueles com um pobre fundo de conhecimento não podem aceitar a ideia de que o Senhor aparece pessoalmente na face da Terra. Por não estarem familiarizados com as complexidades da posição transcendental do Senhor, sempre que essas pessoas ouvem sobre a aparência do Senhor, elas O consideram um ser sobre-humano nascido com um corpo material ou uma personalidade histórica adorada como Deus sob a influência de Deus".


O nascimento do Senhor na face da Terra é certamente muito misterioso e, portanto, é difícil para os homens comuns acreditarem em Seu nascimento. Como o Senhor todo-poderoso pode nascer, aparentemente como um homem comum? A questão é explicada no Bhagavad-gītā (4.6), onde o Senhor diz:

ajo 'pi sann avyayātmā bhūtānām īśvaro' pi san

prakṛtiṁ svām adhiṣṭhāya sambhavāmy ātma-māyayā


"Embora Eu não seja nascido e Meu corpo transcendental nunca se deteriore, e embora Eu seja o Senhor de todas as entidades vivas, pela Minha potência transcendental Eu ainda apareço em cada milênio em Minha forma transcendental original."


A palavra avyayātmā no verso acima do Bhagavad-gītā indica claramente que o corpo do Senhor não é feito de elementos materiais. Ele é todo espírito. Nascimento e morte aplicam-se apenas ao corpo material. O corpo do ser vivo comum é feito de elementos materiais e, portanto, está sujeito ao nascimento e à morte. Mas o corpo do Senhor, sendo todo espiritual e assim eterno, não nasce nem morre. Nem o Senhor pode ser forçado a nascer em alguma família particular devido a Seus atos passados, como um ser vivo comum é.


 

Palestra por Prabhupada, 16 de agosto de 1968


Hoje é aquele dia auspicioso, Janmastami, quando o Senhor Krsna apareceu há cinco mil anos na Índia, Mathura, cerca de noventa milhas ao sul de Nova Deli. Mathura ainda existe e existe eternamente. Krsna apareceu em Mathura na casa de Seu tio materno em uma condição muito precária. Esse local de nascimento, o local de nascimento do Senhor Krsna, está agora muito bem conservado. Krsna apareceu neste planeta há cinco mil anos. Agora Krsna diz, janma karma me divyam [Bg. 4.9]. Divyam significa "não comum". Não deve ser entendido como nascemos. Krsna não nasceu como nós. Isso também é explicado no Bhagavad-gita.


Quando Arjuna perguntou a Krsna: “Meu querido Krsna, você está falando anteriormente sobre este sistema de Bhagavad-gita yoga para o deus sol. Isso significa que há milhões e trilhões de anos atrás Você falou. Como posso acreditar? Como Krsna era contemporâneo de Arjuna, eu estava pensando que “Krsna é meu amigo, Ele é meu primo em primeiro grau. Como é possível que Ele tenha falado este Bhagavad-gita yoga para o deus sol?" Então, qual foi a resposta? A resposta foi esta: “Você também aparece muitas e muitas vezes; Eu também apareço muitas e muitas vezes. A diferença é que consigo me lembrar. Você não consegue se lembrar."




[]





bottom of page