Yoga, espiritualidade e superação através do cinema

Conheça alguns filmes, documentários e séries para ampliar seu conhecimento sobre a prática e sobre a vida


Por Gislene Barbosa


O Yoga não necessariamente precisa ser aplicado somente no tapete, através da cultura é possível aprender mais sobre.


O meio audiovisual no qual filmes, séries e documentários fazem parte, são obras de fácil percepção, agradáveis de consumir e compreendidas de forma espontânea.


Mesmo sendo algo tão comum para o entretenimento, principalmente com a ascensão dos streamings, pode-se conhecer várias realidades e acontecimentos históricos nos filmes documentais.


Por isso, logo abaixo estão nove obras que podem te trazer conhecimento sobre os ensinamentos do yoga, espiritualidade e algumas histórias de vida.



On Yoga: Arquitetura da paz


Lançado em 16 de novembro de 2017, o filme foi dirigido pelo brasileiro Heitor Dhalia, onde em um formato de documentário, ele acompanha a jornada do fotógrafo Michael O'Neill em um diálogo com os grandes mestres do yoga na Índia, Tibete e Nova York.


Em cerca de uma hora, o documentário é repleto de ensinamentos e reflexões. Fala também dos benefícios do yoga para a saúde, mostrando que dá para desfrutar de uma vida com equilíbrio e tranquilidade.


A fotografia da obra é muito bem feita, exibindo diversas paisagens e ambientes no decorrer das cenas que são intercaladas com entrevistas. Essas conversas são realizadas com mestres de yoga, gurus e yogis, que transmitem seus ensinamentos e filosofias.


Através desse documentário, passa-se a entender que realmente o yoga não é apenas uma prática para se exercitar, é uma forma de se autoconhecer e entrar em uma profunda reflexão sobre a vida e espiritualidade.



Planeta Yoga


Atualmente esse título se encontra disponível no Amazon Prime Video, contando como foi a história do encontro entre a antiga disciplina oriental de yoga e uma população ocidental que precisava de renovação espiritual e física.


O filme é de Carlos Ferrand e foi produzido por Nathalie Barton e Ian Quenneville. Ele mostra que palavras frequentes no cotidiano como: nirvana, karma, guru, reencarnação e meditação, só ficaram conhecidas no ocidente por conta do yoga. Sendo o grupo com o crescimento mais rápido de prática espiritual em todo o mundo.


Não é um documentário tão recente, seu lançamento ocorreu em 2011, mas explora bem a temática trazendo algumas noções significativas sobre o yoga.

Em torno de 1h45, ele exibe a fala de pessoas que são apaixonadas pela técnica que vem se tornado cada vez mais popular e transformadora. Além disso, também mostra que os praticantes então em busca da paz e da harmonia durante os tempos difíceis.



A Vida e a História de Madam C.J. Walker


Esta é uma minissérie que está disponível na Netflix, ela foi lançada recentemente em 2020. Sob a direção de DeMane Davis e Kasi Lemmon, retratando a vida da primeira mulher milionária dos Estados Unidos.