top of page

Savasana: a importância do relaxamento no final da prática

Por Carol Terra @carolinatterra


A última postura das práticas de yoga é geralmente o savasana, uma postura de relaxamento que em sânscrito significa ¨postura do morto¨. É considerada um presente para alguns - especialmente após uma prática intensa, e uma tortura para outros – muitos sentem dificuldade em aquietar a mente e se manterem relaxados com o corpo imóvel. Essa é a grande importância dela: aprender a relaxar conscientemente. Pode parecer perda de tempo – o fazer nada – mas é justamente no “nada” que acontece nosso mergulho interno e a restauração do nosso corpo e mente.


O savasana acontece quando nosso corpo está tão relaxado que não o percebemos mais, a mente se mantém presente, consciente, não vaga entre o passado e o futuro. Perdemos momentaneamente nossa identificação - quem somos, onde estamos - tudo se dissipa, e o momento presente é desfrutado plenamente. Como uma breve morte, temos a possibilidade de esvaziar e renascer renovados.


Muitas vezes pensamos estar relaxados, mas os músculos continuam tensionados, a corrente não foi desligada, inconscientemente continuamos enviando comandos de controle e tensão ao corpo, o pensamento vaga entre as atividades do dia, o que fizemos ou o que ainda precisamos fazer. Essa é a nossa zona de conforto, nossa mente nos leva aos mesmos lugares, comanda, e estamos habituados a isso, mesmo que muitas vezes não seja agradável e gere ansiedade, medo ou insegurança, é como se deixar levar pela correnteza.


No savasana tentamos cortar essa linha, como em qualquer exercício, vamos orientando nosso corpo que ele pode se soltar, que é seguro. A mente vai pedir pra mexer, buscar reativar as correntes de tensão, mas é hora de ditar à nossa mente que ela não está no controle no momento. Aos poucos, vamos aprendendo a soltar, a mente vai se acalmando, perdemos a vontade de mover, e vamos entrando em um estado de profundo relaxamento.


O que nos impede de atingir esse estado no savasana?


A tensão, a necessidade de controlar, o medo de perder o controle, o medo do desconhecido. O savasana é entrega, e isso pode nos colocar em um lugar de vulnerabilidade, nem todos conseguem se entregar totalmente, mas uma vez quebrando esses padrões podemos perceber uma grande diferença no corpo e na mente, com a sensação real de restauração.


Como entar no savasana?


  • Deite de costas no chão, braços ao longo do corpo, com as palmas das mãos pra cima. Ajuste tudo que possa estar gerando desconforto (acessórios, roupa, posição do corpo), para que nada atraia sua atenção. Busque uma posição o mais confortável possível.

  • Leve sua atenção para todas as partes do seu corpo levando o comando de relaxamento. Perceba o peso do corpo no chão.

  • Observe as sensações do seu corpo, a energia fluindo, a respiração se acalmando.

  • Aproveite cada momento em que você se permite relaxar completamente.



bottom of page