top of page

Como manter a calma durante a quarentena

O stress e a ansiedade tem aumentado consideravelmente devido as restrições impostas pelo isolamento social.


Por Douglas Almeida @douglasalmeida.terapias

No atual período que a humanidade vive ,por conta da pandemia, percebemos que o stress e a ansiedade , tem aumentado consideravelmente devido as restrições impostas pelo isolamento social. O fato de ficar em casa e ter toda a rotina transformada, tem servido como gatilho para o desequilíbrio emocional entre a população. E a situação se agrava nos casos de famílias de baixa renda, que necessitam fazer o isolamento em casas pequenas sem estrutura e com elevado número de moradores.


Estudos na área de psicologia social, demonstram as consequências nefastas do confinamento para a psiquê do indivíduo. Até mesmo em animais de estimação podemos observar como ficam agitados e agressivos quando permanecem presos por um longo período. A maioria dos seres humanos costumam buscar a solução de seus dilemas, em fatores externos e independentes de si. E esta é justamente a causa de grande parte do sofrimento humano, a compulsão de olhar excessivamente o externo, fugindo das questões internas e subjetivas da psique.


É necessário investir seriamente no autoconhecimento, buscar a compreensão de quem eu sou, o que estou fazendo aqui e para onde vou. De que adianta ter um saber enciclopédico , se o indivíduo não conhece a si mesmo. Esse mergulho interno se processa através da observação do fluxo mental. E muito mais importante que a quarentena e outras medidas de isolamento social, são as nossas reações a tudo isso.


Muitas pessoas antes da pandemia, levavam suas vidas sem sentido, de maneira mecânica e enfadonha , e agora que se vêem compelidos a ficar em quarentena em suas residências, se lamentam e anseiam para que tudo volte ao "normal". Sendo que esse estado de normalidade é justamente o que escraviza e aliena a humanidade. Quando vivemos o momento presente da maneira como se apresenta nos colocamos em fluxo com a vida. A mente vive através da ilusão do tempo. Lembramos com nostalgia do passado e ansiamos ardorosamente pelo futuro, quando estamos sob o domínio do ego , e dessa forma fugimos da realidade que é aqui e agora.




O planeta Terra está passando por um processo de despertar da consciência. Muitos mestres já conseguiram atingir esse nível de bem aventurança no mundo, e isto contribuí para a formação de uma massa crítica que possibilitará a expansão de consciência de toda a humanidade.


Em resumo podemos afirmar que para mantermos a calma na quarentena, e em todas as demais situações da existência, é preciso antes de tudo a aceitação. A aceitação é o primeiro passo para a nossa emancipação. Quando resistimos ao presente criamos sofrimento e conflito. Antes da ação vem a aceitação. Por exemplo, podemos acordar com uma tempestade, de nada adiantará resistirmos ao fato de estar chovendo, o que podemos fazer é aceitar e posteriormente tomar uma decisão, sair com guarda chuva, se molhar, ficar em casa enfim temos uma série de alternativas.


Do mesmo modo de nada servirá ficarmos reclamando da quarentena e do período de isolamento, essa atitude só aumentará o problema. Quando se re-clama , você clama duas vezes para o que está ruim fique ainda pior. Ao passo que quando você agradece a graça desce, se entra em estado de graça. Portanto sempre agradeça o for que lhe acontecer. E lembre-se que na vida os momentos bons e ruins são como duas faces da mesma moeda que se  compensam e equilibram-se mutuamente.


[]

bottom of page