top of page

Os 3 componentes vitais da prática de Yoga



Na busca incessante por bem estar e harmonia, muitas pessoas têm buscado refúgio na prática de Yoga. Mas é preciso questionar: o que realmente significa praticar Yoga?


Muitos podem imaginar uma aula repleta de posturas e movimentos coreografados, guiados por um instrutor durante uma hora de exercício. No entanto, essa visão superficial de Yoga pode não capturar a essência verdadeira da prática.


A verdadeira prática de Yoga vai muito além de uma simples série de posturas e exercícios de respiração e meditação. Envolve uma jornada interior, uma busca pelo autoconhecimento e pela harmonia entre corpo, mente e comportamento. Para compreender essa essência, é fundamental conhecer os três componentes vitais da prática: Discernimento, Disciplina e Desapego.



Discernimento


O discernimento é o primeiro passo no caminho do Yoga. Envolve a capacidade de distinguir entre o que é benéfico e o que é prejudicial. No contexto do Yoga, isso significa entender as próprias habilidades e limitações, reconhecendo quando é hora de avançar e quando é hora de recuar. É sobre agir com consciência, ouvindo a voz que realmente importa (Atman).



Disciplina


A disciplina no Yoga vai além de seguir uma rotina rígida de prática. Envolve cultivar hábitos saudáveis e consistentes que promovam o crescimento pessoal. Isso inclui não apenas a prática regular de autocontrole, mas também a incorporação do código de conduta do Yoga no dia a dia. É sobre comprometer-se consigo e encontrar dignidade na contenção.



Desapego


O desapego é outro componente fundamental da prática de Yoga. Significa não se prender aos resultados ou expectativas durante as ações do dia a dia. Em vez disso, é sobre aceitar o momento presente, sem julgamento ou apego aos resultados. Isso não significa que não devemos ter metas ou aspirações na prática de Yoga, mas sim que devemos estar abertos a aceitar o que quer que surja, sem resistência. É sobre cultivar uma atitude de desapego em relação às nossas próprias ações e aos frutos dessas ações, permitindo-nos viver com liberdade e leveza.





Conhecimento é fundamental


É crucial compreender que praticar Yoga vai MUITO além de simplesmente seguir as instruções que são passadas no studio de Yoga ou na academia. É sobre desenvolver um processo de entendimento profundo dos princípios que regem a sua vida, para que se possa viver de forma consciente e significativa.


Ao obter o conhecimento correto sobre o Yoga, o praticante capacita-se a desenvolver sua própria disciplina de autoconhecimento. Isso significa não apenas melhorar a flexibilidade e força física, mas também cultivar um estado de clareza mental, e um coração mais aberto e compassivo.




Melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber


É através desse autoconhecimento que podemos encontrar verdadeira paz e harmonia, não apenas dentro de nós mesmos, mas também em nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor.


Portanto, que possamos buscar não apenas as posturas externas, mas também os ensinamentos internos do Yoga, para que possamos verdadeiramente florescer em todas as áreas de nossas vidas. Que possamos praticar com discernimento, disciplina e desapego, guiados pelo conhecimento correto que nos permitirá crescer e evoluir em direção a uma vida mais plena e significativa

bottom of page