top of page

10 citações do Yoga Sutras para você filosofar e elevar a consciência



Raja Yoga refere-se ao antigo sistema de Yoga conforme descrito pelo sábio Patanjali, há 2.500 anos, em seu texto, os Yoga Sutras. Este sistema é considerado o mais abrangentes e autêntico que existe, e abrange práticas mentais, físicas e comportamentais.


Os Yoga Sutras de Patanjali consistem em 196 sutras, ou versos, que descrevem os princípios e práticas psicofísifcas. O texto é dividido em quatro capítuloss, conhecidos como Samadhi Pada, Sadhana Pada, Vibhuti Pada e Kaivalya Pada.


O sistema do Raja Yoga enfatiza a prática de oito membros, ou componentes, conhecidos como Ashtanga Yoga. Esses oito membros são Yama (disciplinas éticas), Niyama (autopurificação e estudo), Asana (postura), Pranayama (controle da energia vital), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (isolamento da cognição).


O principal objetivo do Raja Yoga é a libertação do Ser, através de rotinas para purificar a mente e o corpo, aumentar a consciência e desenvolver a paz interior, ajudando o praticante a acalmar a mente, aumentar o foco e reduzir o estresse e a ansiedade.


Um dos principais ensinamentos apresentados no Yoga Sutras é o conceito de Samskaras, ou impressões ou padrões mentais que afetam nosso comportamento e pensamentos. Através da prática de Yoga, pode-se tomar consciência desses padrões e trabalhar para superá-los, levando a uma maior clareza e liberdade.





Conheça 10 citações do Yoga Sutras para você filosofar e elevar sua consciência:



"Yogas chitta-vritti-nirodhah" - Yoga é a contenção de atividades cognitivas.


"Tada drashtuh svarupe avasthanam" - Então aquele que vê (o verdadeiro eu) permanece em sua natureza autêntica.


"Vrittisarupyam itaratra" - Em outro estado, [aquele que vê] se identifica com a consciência flutuante.


"Avidya asmita raga dvesha abhinivesha pancha klesha" - Ignorância, egoísmo, apego, aversão e apego são os cinco obstáculos.


"Yama-niyama-asana-pranayama-pratyahara-dharana-dhyana-samadhayo 'stavangani" - Os oito membros do Yoga são Yama (restrições), Niyama (observâncias), Asana (postura), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (retirada dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (absorção).


"Sthira sukham asanam" - A postura deve ser firme e confortável.


"Prayatna shaithilya ananta samapattibhyam" - Pelo relaxamento do esforço e pela meditação no infinito, a postura é dominada.


"Tatah kritarthanam parinama krama samaptir gunanam" - A partir disso, a transformação das qualidades [da mente] termina e a pessoa atinge a meta.


"Duhkha nirodha abhavah" - Quando a causa do sofrimento é removida, o sofrimento cessa.


"Svadhyayad ishtadevata samprayogah" - Através do auto-estudo e devoção à força suprema, a pessoa se conecta.



[]





Saiba mais sobre Plataforma de Yoga Online: www.plataformadeyoga.com.br


Saiba mais sobre cursos de formação de instrutores e aprofundamento em Yoga: www.singularyoga.com.br


Bình luận


bottom of page