Dia de Ganesha

O Festival de 10 dias, Ganesh Chaturthi, será celebrado esse ano dia 10 de Setembro


Por Helena Bhagavati



Ganesha é o filho mais novo do Senhor Shiva e Parvati, e é conhecido como o Senhor dos Portais da riqueza, das ciências, do conhecimento, da sabedoria e da prosperidade, boa fortuna e o destruidor do mal. Por isso que muitos buscam suas bênçãos antes de iniciar qualquer trabalho importante. Acredita-se que quem ora a Ganesha é capaz de realizar seus desejos e vontades. Portanto, a essência principal de Ganesh Chaturthi é que os devotos que oram a ele são libertos dos pecados e isso os conduz ao caminho do conhecimento e da sabedoria.


Este ano com Ganesh Chaturthi, que será celebrado em 10 de setembro. O festival de 10 dias é celebrado no mês de Bhadra de acordo com o calendário hindu, em residências privadas ou em espaços públicos, criando pandals ou palcos.


Historicamente, o festival é celebrado desde a época do rei Shivaji. Foi durante a luta pela liberdade da Índia que Lokmanya Tilak mudou Ganesh Chaturthi de uma celebração privada para um grande festival público onde pessoas de todas as castas da sociedade podem se reunir, orar e se unir.


Este festival é celebrado com grande devoção e alegria em todo o mundo.


Existem várias histórias por trás de seu nascimento, mas uma delas é a mais comum. De acordo com a primeira história, Lord Ganesha foi criado por Parvati a partir da sujeira de seu corpo para protegê-la na ausência de Shiva. Ela deu a ele a tarefa de proteger a porta do banheiro enquanto ela tomava banho. Nesse ínterim, Shiva voltou para casa e Ganesha, que não sabia quem era Shiva, o parou. Isso irritou Shiva e ele cortou a cabeça de Ganesha depois de uma briga entre os dois. Parvati ficou furiosa quando soube disso; Lord Shiva, por sua vez, prometeu trazer Ganesha de volta à vida. Os devas foram enviados para procurar a cabeça de uma criança voltada para o norte, mas só conseguiram encontrar a cabeça de um elefante. Shiva fixou a cabeça do elefante no corpo da criança, e foi assim que Ganesha nasceu. Lord Ganesh é conhecido por 108 nomes diferentes como Gajanana, Vinayaka, Vighnaharta, etc.


Este festival significa o nascimento de Lord Ganesha, que é amado por todos. Celebrado com grandeza, fervor, alegria e felicidade, o espírito de Lord Ganesha ganha vida à medida

que as pessoas se alegram umas com as outras neste festival auspicioso. Todos se vestem lindamente, visitam amigos e parentes e têm um sorriso feliz no rosto. As pessoas adoram Lord Ganesha oferecendo doces.


9 visualizações0 comentário