top of page

YOGA: O conhecimento define sua prática



Para obter os benefícios reais do Yoga, é preciso assimilar o conhecimento da ciência e filosofia do Yoga. Caso contrário, você só estará absorvendo uma ínfima parte desse sistema milenar de autoconhecimento.


A questão é que nos últimos anos, o Yoga conquistou popularidade global como uma prática holística que promove o bem estar físico, mental e "espiritual". O problema é que muitas vezes, a ênfase é colocada apenas nas posturas físicas (asanas) e nas técnicas respiratórias (pranayamas), negligenciando-se aspectos fundamentais para compreensão real do escopo da verdadeira prática de Yoga (Yoga-Città-Vritti-Nirodha: Yoga é a contenção de atividades cognitivas)).


O Sistema do Yoga vai muito além de algumas séries de exercícios físicos. É um sistema completo que abrange aspectos mentais, físicos, e, principalmente, comportamentais. A ciência e a filosofia do Yoga fornecem a base teórica para a pessoa compreender a realidade e se aprimorar como indivíduo. Ao aprender os conceitos fundamentais do Yoga, o praticante é capaz de aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana, ampliando os benefícios para as 24 horas do seu dia.



ciência comprovando o Yoga


Hoje, a ciência moderna tem desempenhado um papel fundamental na validação dos benefícios do Yoga. Pesquisas científicas têm demonstrado consistentemente que a prática regular de Yoga melhora todos os sistemas do indivíduo (corporal, psicológico, emocional). No entanto, para aproveitar plenamente esses benefícios, é crucial compreender toda a sistemática da prática de Yoga.


A filosofia do Yoga, expressada nos manuais clássicos oferece orientação para cultivar uma mente clara, disciplina pessoal, ética e autoconhecimento. Esses conceitos fornecem um manual para a pessoa ter uma vida plena, com um significado maior, refletindo nas suas interações sociais.





A união da prática física e do conhecimento teórico


A verdadeira essência do Yoga reside na união entre mente, corpo e comportamento. Ao compreender esse ensinamento primordial, o praticante se torna mais consciente de suas habilidades para obter equilíbrio emocional, saúde física e bem estar geral.


Portanto, ao buscar os benefícios do Yoga, não subestime a importância de aprender e explorar os conceitos teóricos do Sistema do Yoga (ciência e filosofia). Porque é o conhecimento que define sua prática.




[]


Saiba mais sobre Plataforma de Yoga Online: www.plataformadeyoga.com.br


Saiba mais sobre cursos de formação de instrutores e aprofundamento em Yoga: www.singularyoga.com.br

Comentários


bottom of page