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Aprenda 6 dicas de meditação para superar qualquer crise


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O nível de estresse em uma situação adversa tende a ser somatizado por questões que normalmente as pessoas conseguiriam relevar facilmente. E situações desse tipo só tendem a piorar quando há incertezas sobre quando o problema instalado vai terminar.

Assim, cuidar da saúde física e mental é fundamental no dia a dia das pessoas, ainda mais durante momentos de crise, em que as ações e respostas não costumas refletir tanta racionalidade. Nesse momento é importante conseguir estabelecer uma disciplina para equalizar corpo e mente, criando um estado de resiliência para enfrentar eventuais insatisfações, seja nos relacionamentos familiares, ou no trabalho, ou até mesmo em grupos sociais.

Listamos, a seguir, algumas técnicas simples de meditação do Yoga que vão ajudar a controlar as movimentações mentais, e manter um padrão comportamental positivo para superar qualquer desafio sem perder a compostura.



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Meditação é fundamental


1. Respire corretamente: É importante saber respirar, reconhecendo cada etapa do ciclo (inspiração, retenção; expiração, retenção) e cada região do corpo onde ela acontece (diafragmática, peitoral, clavicular). Saber respirar significa controlar a bioenergia do corpo e o sistema nervoso. Então é fundamental respirar corretamente para acalmar os pensamentos e desenvolver a serenidade.


2. Mantenha-se fisicamente ativa(o): Nesse caso a mente pode ser o principal inimigo, principalmente durante uma situação inusitada e adversa. A disciplina é fundamental. Com um pouco de criatividade e muita força de vontade, é possível desenvolver diferentes rotinas de exercícios. Praticar Yoga é sempre a nossa dica padrão! Mas existem diversas formas de manter o corpo ativo, lembrando de respeitar os seus limites.



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3. Estude: Em momentos de crise surgem, ou são criadas, as oportunidades. E hoje temos a Internet com acesso a diversas fontes confiáveis de pesquisas e livros para nos libertar de todo sofrimento (ignorância). Existem centenas de ofertas de cursos e workshops online. Sem falar nos terabytes de material técnico, documentos, artigos científicos e toda sorte de conteúdo especializado para você descobrir e desenvolver novas aptidões. Então, estude.



4. Pense na Vida: Filosofar não é, exatamente, um hábito para a maioria das pessoas. Pelo menos não oficialmente. Mas filosofar, ou questionar-se a respeito das coisas e do universo, é uma atividade muito revigorante e terapêutica. Talvez seja um bom momento para ficar só. Pois como disse o lendário cientista Nikola Tesla "Esteja sozinho, este é o segredo da invenção, estar sozinho, isto é quando as ideias nascem".



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5. Seja Positivo: A física quântica um dia explicará os efeitos do pensamento positivo, de modo que não restará dúvidas de que somos capazes de criar ou destruir com o poder do pensamento e da fala. Então, mantenha as afirmações e atitudes positivas em seu dia a dia, e elimine toda e qualquer influência negativa, subtraindo certas palavras, e sendo diligente em suas ações.



6. Lembre-se do seu estado de dignidade (Ananda): No Yoga, aprendemos que a libertação do ser humano o reconduz ao seu estado natural, a felicidade. Muitas vezes esquecemos das coisas que realmente nos trazem a sensação de satisfação mental. Então aproveite tudo isso para lembrar e reafirmar o que realmente te faz sentir feliz. É isso que realmente importa.




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