Reportagem: Yoga além do Instagram

O Yoga é muito mais do que posturas mirabolantes em fotografias perfeitas, você pode praticar e sentir os benefícios que são mais do que físicos


Por Juliana Meneses


O yoga é uma prática milenar, surgida há mais de 5000 mil anos, na Índia que equilibra o corpo e a mente. Segundo a tradição, uma das principais divindades do hinduísmo, Shiva, teria sido seu criador. Num mundo cada vez mais veloz a necessidade de conseguir os benefícios adquiridos por meio dessa atividade se fazem cada vez mais necessários, mas, em contrapartida, a exibição da prática vem se popularizando no Instagram.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Real para Saúde Pública - RSPH, na Grã-Betanha, o Instagram é a rede social que mais causa prejuízos a saúde mental. Como é de saber esta rede social tende a criar quase um mundo de fantasia, onde todas as pessoas e cenários são perfeitos, e com a yoga não seria diferente. É possível encontrar uma chuva de perfis com as asanas, ou seja, as posturas físicas, mas difíceis exibidas diariamente no feed, levando aqueles que não tem conhecimento da prática a se distanciar por achar que aquilo seria difícil demais.


Alguns mitos são disseminados nessa rede social, que desestimulam os praticantes e fazem pensar que só é considerado yoga algo totalmente simétrico, com posturas complicadas. No Instagram há uma competitividade que faz com que exibir o que se consegue realizar fisicamente no yoga se torne o motivo da prática, o que vai no sentido contrário do yoga, sendo uma armadilha do ego e do exibicionismo. Claro que o contentamento em conseguir realizar determinada asana é natural e uma pequena realização, mas tornar isso algo maior que o yoga faz perder o propósito real e mais profundo.


É muito comum ouvir praticantes de yoga iniciantes tendo vergonha por não conseguir realizar as posturas, ou por não ter a flexibilidade, força, concentração ou corpo atlético. Pessoas que desistem, ou pior, nem começam a praticar achando que o yoga não é para elas justamente por ver na rede social, pessoas perfeitas em posturas perfeitas.


Leia também:


Realmente, é bem difícil competir com a perfeição, mas é necessário compreender que no Instagram as coisas não são reais. Aquela postura perfeita pode ter demorado muito para ser fotografada, aquele sorriso enquanto realiza uma asana difícil pode não ser tão real assim, e esse tipo de disseminação de conteúdo muitas vezes afasta invés de aproximar. O yoga é uma prática benéfica para todos, trabalha muito além do corpo físico, traz um profundo autoconhecimento, benefícios respiratórios, relaxamento, foco, sensação de bem-estar, indo muito além do que é fotografado.





Benefícios do yoga muito além só de posturas


Um estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association revelou que a prática da yoga pode auxiliar de fato, mas dores crônicas e depressão, que podem ser problemas associados. A dor crônica é uma patologia que afeta milhões de pessoas e muitas vezes afasta de praticar alguma atividade física.


(Link do estudo para hiperlink: https://jom.osteopathic.org/)


Já no estudo publicado na National Library of Medicine foi identificado que o yoga pode ser eficaz como terapia de tratamento de enxaqueca. O estudo demonstrou que houve uma redução significativa na frequência de crises de enxaqueca nos pacientes tratados com três meses de yoga.