Yoga x ansiedade

Como o Yoga pode ajudar no tratamento de crises de ansiedade?


Por Marianna Laviano @marilaviano


A ansiedade. Um mal-estar não só na mente, mas que também reflete no corpo físico. Um dos males que mais atingem pessoas no mundo.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que apresentam transtorno de ansiedade no mundo todo.



O que é a ansiedade?


É uma agitação causada por excesso de energia, muitas vezes não descarregada corretamente. Pode ser geradas por preocupações, medos, situações de pressão, insegurança... Criando um estado de inquietação excessiva. Quando essas sensações dominam a mente e gatilhos específicos são ativados, podem gerar a crise de ansiedade, onde os sintomas físicos se tornam mais intensos.


Como:


  • Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;

  • Sensação de garganta fechada;

  • Suor;

  • Tremores;

  • Falta de ar;

  • Sensação de desmaio;

  • Náusea ou desconforto abdominal;

  • Formigamentos;

  • Dor ou desconforto no peito;

  • Calafrios e sensação de calor.

Existem várias formas de tratar e aliviar os sintomas dessa doença. Uma delas é a prática regular de yoga, lembrando que não devemos descartar uma consulta com um especialista e outros tipos de tratamento.



Como o yoga pode ajudar nesse tratamento?


O Yoga é uma prática completa, onde trabalhamos não apenas o corpo físico, mas também utilizamos respirações (pranayamas), meditação, e ainda existe a parte filosófica. Tudo isso ajuda na ansiedade, trazendo mais atenção para o momento presente, mais positividade e leveza nas situações da vida.


1- Mova seu corpo

Como a ansiedade é uma agitação na mente, uma energia mal utilizada, as posturas (asanas) do yoga conectadas com a respiração ajudam a movimentar essa energia pelo corpo, liberando tensão e negatividade do sistema.


2- Respire de forma consciente

Os  Pranayamas (práticas respiratórias) ajudam a libertar sua mente da desordem desnecessária de pensamentos que criam a ansiedade. A respiração traz a mente para o momento presente, além de eliminar toxinas do corpo.


3- Medite e relaxe

A meditação é uma excelente técnica para relaxar a mente, e trazer uma sensação de calma e paz. Ela ajuda a eliminar todo o estresse acumulado durante o dia, e ainda traz mais clareza e foco para a mente.

Não é certo falar que nunca mais você vai sentir ansiedade, mas terá um controle maior sobre seu corpo e sua mente, diminuindo sim o excesso dela.

O Yoga é mais uma ferramenta de autoconhecimento, autocuidado e autoamor.

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Formada em Design de moda, Marianna Laviano começou a praticar Yoga em 2013 como busca espiritual e fez da prática seu verdadeiro propósito de vida. Certificada em 2015, com formação de  (200h) em Hatha Yoga pela Premananda Yoga School; Vinyasa e Rocket Yoga(200h - 2017) pela Yin Yang Vinyasa Yoga School; Yin Yoga(100h -  2018). Amante da cultura Índiana, Marianna foi passar um tempo na Índia, vivenciar suas cerimônias e estudar iniciar o estudos dos vedas. Busca em suas aulas uma conexão não só com o físico, mas com o autoconhecimento e a espiritualidade.

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