Yoga: muito prazer, posso te ajudar!

Atualizado: Jul 10

Sistema filosófico pode ser muito útil para várias necessidades do homem moderno. Conheça as principais técnicas que moldam o estilo de vida de praticantes ao redor do mundo.


Por Redação Entre Asanas @entreasanas



Pode soar irônico, mas uma das principais metas da prática de Yoga é, justamente, o isolamento (Kaivalya), estado alcançado a custa de uma determinação mental contínua e muito discernimento (viveka), que vão ajudar o praticante a construir uma visão de mundo estritamente fundamentada na verdade.


Assim o praticante de Yoga, imbuído do ímpeto de justiça e conhecimento, remove o véu da ignorância, se desapegando dos desejos mundanos e da vaidade que distorcem seu caminho.



"O isolamento revela o estado da verdade, através da perspectiva do conhecimento correto. Ao enxergar, você vai se aquietar ou agitar."


Mas a final, o que posso obter de prático no meu dia-a-dia com o Yoga?


Bem, logo de cara você vai se deparar com três possibilidades bem óbvias que vão te influenciar positivamente:



1) Desenvolvimento das Faculdades Mentais


É amplamente sabido que, através da meditação e de exercícios de atenção plena, o praticante de Yoga desenvolve habilidades mentais bastante úteis, a saber: resiliência, concentração, foco em detalhes e maior capacidade de organizar pensamentos.


A prática regular de Yoga é um excelente meio de cultivar uma mente sadia e jovem, e isso vai te ajudar a encontrar soluções para uma variedade de problemas que você enfrenta no seu dia-a-dia, seja no âmbito familiar, profissional ou íntimo.



2) Melhoria no Condicionamento Físico


Os exercícios físicos compõem uma fração do conteúdo descrito no principal manual do Yoga (Yoga Sutras), mas desempenham papel chave no caminho do praticante. A execução de exercícios de respiração e de posturas, ou ásanas, como são oficialmente chamados, ajuda muito a sincronizar as demandas físicas das demandas mentais e espirituais. Ou seja, é preciso estar bem condicionado fisicamente para conseguir alcançar algumas metas do Yoga.


Um corpo bem condicionado é um patrimônio que todas as pessoas devem cuidar. A saúde física nos permite certa libertação de "cobranças" mentais, além de contribuir com ajustes do corpo sutil. Assim, o praticante, através do exercício físico intenso, alcança sua conformidade, e elimina distrações que impedem sua evolução (pensamentos habituais e oscilações energéticas).



3) Alívio do estresse e pressões mundanas


Com a mente harmônica e o corpo bem cuidado, o praticante começa a, verdadeiramente, interagir com as proposições mais elevadas do Yoga.


Nos estado de meditação e contemplação o indivíduo sente felicidade, contentamento, dignidade, simplesmente, por existir. Percebe-se, em algum momento, certa integração, unicidade, ou União, termo mais utilizado para caracterizar o objetivo final da prática.



"No recolhimento final, o Yoga se revela, e do isolamento percebemos a integração."


Assim, na percepção da pura verdade, o praticante passa a se enxergar com clareza e limpidez, na própria realidade. A sensação, nesse momento, revela o propósito do Yoga. O discernimento conduzindo a pessoa à felicidade gratuita de existir. E por fim, o praticante de Yoga percebe que o seu caminho, simplesmente, inicia.








Conheça, também, cinco compromissos pessoais que o praticante de Yoga deve assumir para trilhar um bom caminho:



Saucha: este conceito trata da purificação e da manutenção do ambiente físico e mental. O corpo é nosso tempo, então devemos estabelecer rotinas de limpeza e cuidados com alimentação. No plano mental, a mesma coisa. A pessoa deve processar e eliminar pensamentos impuros e distrações. E também deve manter o ambiente em que reside em boas condições.

Santosha: independente das circunstâncias, a pessoa precisa desenvolver o senso de felicidade incondicional. O sacrifício da renúncia aos prazeres e a determinação em sustentar a disciplina dos próprios atos, confere ao indivíduo o grande prêmio da satisfação desapegada de espaço e tempo. É preciso uma mudança simples de mindset para enxergar o outro lado da moeda.

Tapas: este conceito trata de um reflexo da fé; a força de vontade. A pessoa deve demonstrar sua determinação e obstinação com o seu propósito para livrar-se de inquietações da mente e distrações habituais. É necessário estabelecer uma disciplina de prática do que se enxerga e sustentar um esforço concentrado.



Svadhyaya: envolve o conhecimento sobre o que existe dentro e fora de si. Através do estudo e da compreensão do mundo, suas forças e interações, e do entendimento da sua própria natureza individual. A pessoa deve experimenta-se e aprender para evoluir. O discernimento é a chave do processo, que envolve a mente, o ego e o intelecto.

Isvarapranidhana: aqui o individuo vivencia sua singularidade. Ao percorrer um caminho de virtudes, a pessoa encontra o inevitável: a si em tudo. Isvara, no Yoga, é a representação do divino contido em cada ser vivo, com o qual desenvolvemos uma relação de cumplicidade. A sustentação dessa conexão e do estado de discernimento leva ao desapego total, promovendo a união com a consciência universal.


Namastê!



[]


@entreasanas

Entre Asanas

Entre Asanas. Sua Revista Digital Interativa de Yoga & Bem estar. 

© Copyright 2020 |  Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo publicado neste site.

Os artigos e conteúdo multimídia publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. As expressões e opiniões neles emitidas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste meio de comunicação.

Realização:

Escola Riserva Zen Yoga Life

@riservazen

www.riservazen.com

 

Jornalista responsável: 

Luciana Cavaliere

JP28874-RJ

Permaneça conectado

Assine nossa lista exclusiva e participe de sorteios.

Receba inspirações diariamente

e fique bem!

Entre em contato

Av. Gastão Genges 395

Rio de Janeiro RJ 22631-280

REDAÇÃO:

contato@revistaentreasanas.com.br

whatsapp: (21) 99307-1327

  • íco do Fcebook Cinza
  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza