top of page

Yoga em vídeos ou via Zoom, em casa e sem máscara, é o ideal

Uma das práticas online mais procuradas desde o início da pandemia, essa busca tem conexão com uma jornada de autoconhecimento que pode contribuir para o enfrentamento e entendimento do atual cenário. E a respiração é o foco principal.


Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Em muitos momentos somos impactados por uma sensação de estímulos em nosso lar. É obra, música alta, buzina, barulho de pessoas. O cachorro latindo. O bebê chorando. E essa mistura de sons em casa, junto com outras distrações no dia a dia fazem parte da melodia do momento e estarão presentes na sua prática em casa . Reconheça e aceite-a.


A respiração é um dos principais focos do ioga, e não a flexibilidade do corpo, como muitas pessoas podem imaginar. Com a pandemia de covid-19, alcançar o bem-estar emocional tem sido um desafio para muitas pessoas, que têm recorrido a práticas como Yoga e Mindfulness como auxílio. As técnicas de respiração são fundamentais no controle da ansiedade e são ferramentas transformadoras, assim como o próprio Yoga de forma geral. O equilíbrio emocional que tanto buscamos pode estar relacionado diretamente à atenção que damos à inspiração e à exalação do ar.


A redação do Entre Asanas compilou alguns dos incontáveis benefícios proporcionados pela prática regular do Yoga, que você pode assimilar facilmente, melhorando seu condicionamento físico e mental para enfrentar a crise com mais resiliência e serenidade.







Quando conseguimos respirar com atenção, mudamos o padrão das nossas emoções. Com a respiração consciente, mudamos o estado mental, conseguimos mudar de sintonia. O simples fato de prestar atenção à respiração já um começo importante para quem busca mais bem-estar. O ritmo acessa diretamente o batimento cardíaco, a frequência das ondas cerebrais baixam e a frequência do próprio sistema nervoso baixa. Naturalmente, você acessa áreas do  cérebro que dão uma resposta de relaxamento muito rápida.


O Yoga trabalha a respiração para que ela ocorra de forma correta e diminua as flutuações da mente. Essas oscilações de pensamento causam distúrbios, como a ansiedade refletida na respiração errada, ofegante, por exemplo. A respiração está ligada as nossas emoções. No Yoga é preciso focar na respiração, e isso exige concentração. Há todo um processo de relaxamento. Por conta da pandemia, as aulas se tornaram virtuais com preços especiais, o que também pode ter incentivado o aumento da procura.


É muito importante que o aluno tenha um acompanhamento profissional que possa orientar as posturas para a finalidade que ele precisa naquele dia e também respeitando as limitações do corpo. Talvez, ele tenha algum problema e não pode executar algumas posições. Em casa, você pode se concentrar em sua forma e trabalhar em poses por períodos mais longos. Sem máscaras e com os benefícios da respiração livre.


"TODO MUNDO DEVE PRATICAR YOGA."

Alinhar mente, respiração, corpo e espírito.


1) Proporciona mais equilíbrio e flexibilidade


Você sabia que uma simples prática de 15-20 minutos faz toda a diferença no corpo? Os exercícios de alongamento do Yoga são fundamentais para manter o corpo ativo e saudável, e vão ajudar você a se locomover melhor e ganhar mais consciência corporal.


Uma dica é fazer algumas saudações ao Sol todos os dias. O famoso surya namaskar, que consiste em uma sequencia fixa de 12 posturas, proporciona uma experiência bastante revigorante, com alongamentos, permanências, transições e exercícios de força.



2) Ameniza dores de cabeça e na coluna


Sabe aquela dor na lombar que te incomoda ao levantar ou abaixar para pegar um objeto? Ou aquela enxaqueca chata que tira a gente do sério?


O Yoga tem várias posturas que ajudam a fortalecer a musculatura intracostal, reduzindo dores e incômodos, e concertando desvios na coluna vertebral. Também existem exercícios específicos de respiração que podem te ajudar aliviar a pressão do estresse e melhoram o funcionamento geral dos sistemas corpóreos.



3) Yoga ajuda no emagrecimento


Tem muita gente que acha que Yoga é ficar sentado meditando. Bem, também pode-se praticar assim, mas existem diversas formas de praticar. Uma delas é através dos ásanas, ou posturas, que são uma excelente forma de condicionamento físico (e mental).


Algumas modalidades, como Ashtanga ou Vinyasa, proporcionam uma experiência bastante intensa e vigorosa, em aulas de até 1 hora e meia, onde os praticantes executam diversas sequenciais de posturas, funcionando como uma verdadeira meditação em movimento. Então, prepara-se para suar como nunca!



4) Melhora o humor


Qualquer prática intensa de exercícios proporciona um estado de satisfação e felicidade natural, melhorando nosso humor e desempenho social. No Yoga não é diferente. A pratica regular de ásanas e exercícios respiratórios modifica o estado físico e mental do praticante, e transforma a pessoa em todos os aspectos, principalmente no humor.


Então, se você está buscando uma atividade que te tire dessa maré de insatisfação e tristeza, o Yoga é uma excelente opção para você começar. Em pouco tempo você vai perceber as mudanças.



5) Melhora qualidade do sono


Outra motivação que leva muitas pessoas a procurar o Yoga é a insônia e dificuldade para dormir.


Mais uma vez, os exercícios físicos (posturas e respiração), aliados a técnicas de meditação e relaxamento são instrumentos de grande valor para quem precisa de uma boa noite de sono (uma não, várias).


Se você tem tido problemas com sono. Se você acordo de manhã sentindo fadiga e cansaço. Yoga é o melhor remédio, e não tem contra indicações.



6) Melhora o desempenho sexual


A pratica regular de qualquer exercício melhora o desempenho geral do ser humano, tanto no aspecto físico como mental.


Com a prática de Yoga não é diferente. As posturas e exercícios de respiração e purificação do Yoga melhoram todas as funções do corpo e amplificam as qualidades da psique humana.


A prática tem impacto direto no desempenho sexual, com aumento da libido e potência, além de proporcionar uma transcendentalidade durante a prática com trocas e circulação de energia durante o ato.


[]





bottom of page