top of page

YOGA A QUALQUER TEMPO, CIRCUNSTÂNCIA E IDADE

Estudos revelam benefícios do yoga para problemas musculares e efeitos positivos para qualquer idade

Por Juliana Nascimento


Que tal começar a movimentar o corpo? Essa pergunta é feita para todos, sem distinção e contraindicação. Mas você já deu o primeiro passo: QUERER. A força muscular e mobilidade são algumas características que se perdem ao longo dos anos, mais identificados, sobretudo, na 3ª idade.


Segundo resultados do estudo do artigo Efeitos do tratamento com yoga e Nintendo Wii no medo de cair e mobilidade de idosos caidores, publicado em 2020, na Revista de Divulgação Científica Sena Aires, há efeitos positivos para quem pratica a técnica milenar, como melhoramento de problemas muscular e esqueléticos, como dores nas costas, artrite, artrose e dores nos joelhos.

A autora do artigo, Lucimar Soares Bueno, afirma que:


Uma das formas como o Yoga trabalha o equilíbrio postural é que a técnica atua na flexibilidade e na força. A prática regular do Yoga aumenta a extensão do quadril e o comprimento do passo diminuindo a inclinação anterior da pelve, variáveis importantes no equilíbrio postural. O Yoga poderia ser aplicado em grupo na área da saúde pública, aumentando a quantidade de pessoas participantes”.




YOGA NA PRÁTICA


A aluna da Escola Riserva Zen Yoga Life, a professora universitária Teresa Akil, de 52 anos, pratica Yoga há quase dois anos, após orientação médica para aliviar a ansiedade, estresses e dores físicas na região do joelho.


“Supreendentemente as dores no joelho sumiram em dois meses e o bem-estar promovido pelos momentos de meditação e com as asanas são inexplicáveis”, pontuou.

Tereza contou para nossa equipe de reportagem que o momento o qual mais gosta é o inicial, que se prepara para a prática e acalma a mente, o coração e respiração. Mas ela também pontuou o momento final savassana, com relaxamento é especial para sua experiência do dia a dia.

Sobre as técnicas que mais lhe ajudam na sua rotina são: pranayana antes de iniciar a savassana.


“Essa respiração me energiza, e, às vezes, quando bate a ansiedade, eu sempre recorro a ela. Me acalma, porque foco na respiração. A postura que mais gosto é difícil escolher. Amo testar meu equilíbrio com a postura da árvore, Vriksasana. Faço diariamente, em casa. Por outro lado, amo a investida da meia ponte, Setu Bandhasana. Se não fizer a meia ponte como investida, para mim, a prática não fica completa”.

A professora relata ainda que incentiva quem está do seu lado para também praticar e obter os benefício.


“Meu esposo joga tênis e vivia reclamando de dor eu o incentivei a fazer uma aula de Hatha Yoga comigo”. Ele já tinha ido, gostado, mas... Eu insisti, ele foi novamente, desconfiado, mas, ao final da aula se matriculou. Hoje ele também pratica uma vez por semana. Para mim a prática da Yoga é fundamental, pois integra o corpo e a mente, além de possibilitar a meditação e ajudar a desenvolver o foco. Sou suspeita, mas só quem pratica sabe o poder e os benefícios das asanas”.




Outra aluna do curso da Riserva, Selí Ferreira de 21 anos, que atua como auxiliar de idoso, pratica desde 2017, mas regularmente desde 2019. Assim como Tereza, Selí afirma que trouxe nova perspectiva de vida, equilíbrio e flexibilidade.


Gosto da liberdade interior que yoga nos traz, pratico mindfulness, atenção plena, respiração bhramari e ujjayipranayama , e amo invertidas, todas asanas me ajudam muito no dia a dia. Eu sofri uma fatura no fêmur há 10anos e tenho muitas dificuldades e restrição médica em algumas atividades físicas, porém yoga não, pelo ao contrário. É uma prática da qual me encontrei. Posso praticar livremente, respeitando meus limites”, destaca.

Uma curiosidade de Selí é que seu filho de 5 anos também gosta da prática e da meditação e já faz junto com ela.


Ele gosta muito também. Quando fraturei minha perna, eu fiquei com uma diferença no tamanho de uma perna para outra e sofria de dores regulares nas pernas e coluna, mas com a prática do yoga melhorei das dores físicas e psicofísicas”, enfatizou.




CONFIRA 10 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA PARA QUALQUER IDADE:



1- Favorece o fortalecimento ossos;

2- Reduz a dor lombar e joelhos;

3- Contribui para uma melhor coordenação e postura;

4- Promove a concentração;

5- Ajuda no equilíbrio;

6- Auxilia contra ansiedade;

7- Aumenta qualidade de vida física e mental;

8- Gera sensação de bem-estar;

9- Melhora capacidade de memória;

10- Ajuda na flexibilidade;


[]

bottom of page