Se vocĆŖ jĆ” Ć© praticante ou estĆ” comeƧando agora, e nĆ£o conhece/entende o CĆ³digo de Conduta do Yoga, sua prĆ”tica estĆ” (e permanecerĆ”) incompleta. E vocĆŖ nĆ£o conseguirĆ” alcanƧar a libertaĆ§Ć£o mental proposta pelo Sistema FilosĆ³fico do Yoga.
O Yoga ensina que o estado natural do ser humano Ć© o estado intuitivo. Ć nele que a pessoa exerce sua natureza autĆŖntica, no momento presente e na atenĆ§Ć£o plena. Para isso acontercer, deve concentrar esforƧos em conter atividades do instrumento cognitivo (atividades mentais), de modo que a intuiĆ§Ć£o, que Ć© um instrumento concorrente da cogniĆ§Ć£o, possa prevalecer.
Assim, o Yoga apresenta as 10 atividades mentais (cinco naturais e cinco perturbadoras), e, tambĆ©m, os 3 procedimentos de contenĆ§Ć£o: 1) Samyama (domĆnio da mente); 2) Pranayama (domĆnio do corpo); e 3) Yamas e Niyamas (domĆnio comportamental).
Ć por meio de um karma "naturalmente" controlado (comportamento = corpo+mente no espaƧo tempo) que o indivĆduo evita as atividades mentais. Por isso, os Yamas e Niyamas sĆ£o a Pedra Fundamental do Yoga. Sem ajustar o comportamento, a pessoa nĆ£o consegue ajustar mente, nem corpo. E perpetua o estado de Samsara, repetindo os mesmos erros e sofrimentos.
ConheƧa os YAMAS e NIYAMAS:
Ahimsa - nĆ£o-violĆŖncia, nĆ£o prejudicar em pensamento, palavra e aĆ§Ć£o
Satya - veracidade, honestidade
Asteya - nĆ£o roubar, nĆ£o cobiƧar ou se apropriar do que nĆ£o Ć© seu
Brahmacharya - contenĆ§Ć£o de impulsos e autocontrole
Aparigraha - desapego, nĆ£o possessividade, nĆ£o ganĆ¢ncia
Saucha - ordem, limpeza, pureza
Santosha - contentamento, satisfaĆ§Ć£o
Tapas - disciplina e austeridade
Svadhyaya - investigaĆ§Ć£o da prĆ³pria natureza, autoestudo, autoreflexĆ£o
Ishvara Pranidhana - entrega ao supremo, ter fƩ
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