top of page

Você sabe o que significa Meditação?


yoga

A meditação é uma prática do Yoga que tem sido cada vez mais reconhecida e adotada em todo o mundo devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde mental e emocional.


No entanto, o que realmente significa meditar? O conceito vai além de simplesmente esvaziar a mente, relaxar ou encontrar paz interior.


Vamos explorar mais profundamente essa técnica fundamental, especialmente à luz do Samyama, o domínio da equanimidade, que é a principal técnica do Yoga e trata do "Estado Meditativo".



O Samyama: Dharana, Dhyana e Samadhi.



Dharana: significa concentração, é o primeiro passo. Nesse estágio, o praticante concentra sua atenção em um único ponto, seja um objeto, uma palavra ou até mesmo a própria respiração. É como focar uma lente em um ponto específico, deixando o resto do mundo em segundo plano.


Dhyana: significa reflexão. Aqui, o praticante vai além da concentração e começa a refletir sobre o objeto da meditação. Essa reflexão não é apenas uma observação superficial, mas sim uma imersão profunda no objeto, a ponto de se fundir com ele. Não há mais distinção entre o observador e o objeto observado; há uma "união" completa, uma conexão íntima que transcende a dualidade.


Samadhi: significa isolamento cognitivo. Neste estágio, o praticante transcende completamente a percepção do mundo exterior e mergulha em um estado de consciência pura. É como se ele se isolasse da realidade sensorial e entrasse em contato direto com sua essência interior.



yoga

Meditação não é relaxamento


É importante ressaltar que a prática da meditação não é apenas uma questão de sentar-se em silêncio por alguns minutos. Requer disciplina, dedicação e, acima de tudo, um profundo comprometimento consigo mesmo. É preciso mergulhar nas profundezas da mente e explorar os padrões comportamentais e emocionais.


O objetivo final da meditação, de acordo com a filosofia do Yoga, é alcançar o Moksha, ou senso de libertação das "não conformidades". Nesse estado, o praticante se identifica apenas com seu propósito mais elevado e vive em total harmonia consigo e com o universo ao seu redor. É a realização da natureza autêntica de cada ser humano, o despertar para uma vida plena e significativa.


Portanto, quando nos perguntamos o que realmente significa meditar, podemos dizer que vai além de simples técnicas de relaxamento ou controle da mente. É um caminho de autoconhecimento, realização e resolução pessoal. É a jornada rumo à descoberta do eu interior e à conquista da verdadeira liberdade: ser quem você é.

bottom of page