top of page

Trabalhar em casa é um desafio, mas está dominando o mercado

2020 desperta para o ano oficial do home office no mundo. Confira novos comportamentos que moldam o estilo de vida de profissionais em diversos setores e como manter o foco com YOGA


Por Redação Entre Asanas @entreasanas




Para organizar a vida familiar e profissional no mesmo espaço é necessário definir algumas regras e aceitar certos desafios. Não é fácil estar em casa e, ao mesmo tempo, ter os compromissos profissionais para quem não está habituado a trabalhar por videoconferências e no meio da sala, com os filhos e animais de estimação ao redor. Porém, entre as principais vantagens do home office para os colabores estão a maior flexibilidade do horário e o fim do deslocamento até o escritório. Profissionais que antes gastavam mais de uma hora no transporte público ou no trânsito, por exemplo, podem utilizar esse tempo para outras atividades, até mesmo descansar. Muitos profissionais relatam, também, que têm conseguido se dedicar mais à família.


Apesar de algumas dificuldades analisadas, 80% dos gestores disseram gostar da nova maneira de trabalhar, de acordo com pesquisa da ISE Business School, e que o trabalho remoto ajudou a melhorar as relações familiares.


"É preciso cuidar mais da gestão de pessoas, valorizando o comportamento e a saúde mental dos colaboradores, reduzindo as preocupações e aumentando a produtividade."


Como VOCÊ pode se ajudar no HOME OFFICE?


Uma pesquisa da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, revela que 86% dos profissionais entrevistados querem trabalhar de casa mais vezes após o fim da quarentena. Ainda segundo o estudo, que ouviu mais de 800 pessoas, 67% perceberam que é possível executar as tarefas remotamente; 49% consideram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento para o trabalho; e 25% estão mais confortáveis com as tecnologias.



1) Estabeleça e cumpra um horário de expediente


Durante o trabalho, evite se conectar com os afazeres da casa ou resolver problemas pessoais entre tarefas. Mantenha o foco na agenda. Garanta que os demais moradores da casa entendam e respeitem esse horário de trabalho.



2) Faça planejamentos


A autonomia oferecida pelo home office exige maturidade do profissional, já que você determina as regras. Estabeleça metas diárias e semanais. Crie rituais de trabalho. Por exemplo: levar uma caneca de café para a bancada no início do seu expediente, ou levantar da mesa durante uma tarefa somente para ir ao banheiro. Rituais nos ajudam a entrar no “mood” de trabalho (ou sair dele).


3) Escolha o local mais adequado para o trabalho


O ideal é determinar um espaço fixo para trabalhar, com boa iluminação, confortável, sem mutos ruídos externos e os itens básicos do seu trabalho à mão, incluindo o computador/Laptop com acesso à internet. Mantenha esse lugar específico para o trabalho e avise todos da casa sobre isso. Só você pode mexer lá. Mantenha-o organizado.


"Mantenha o hábito de marcar encontros online com profissionais da sua área para se atualizar e trocar ideias sobre o meio e o mercado de trabalho"

4) Mantenha a boa aparência e empatia


Tenha o hábito de se arrumar como se fosse para o trabalho. Ficar de pijama, por exemplo, pode fazer com que você mantenha uma certa preguiça.


4) Cuide de você antes do trabalho

Esteja presente nos momentos de vida pessoal. Desligue o celular (ou coloque no silencioso), cultive um hobby, tenha vida em casa fora da sua “pessoa jurídica” e respeite esse horário. Pratique exercícios para o corpo e a mente. Mantenha uma alimentação saudável.


Desenvolvimento de um novo modelo de trabalho


Embora algumas organizações que passaram pela experiência preferiram voltar ao mundo presencial assim que possível, a situação tem mostrado como é possível, ao menos, flexibilizar um pouco as regras de trabalho remoto. Porém, mesmo que o home office seja cada vez mais implementado, ter um ponto de referência, um local se encontrar, continua em pauta.


Como o Yoga pode te auxiliar nesse processo


O Yoga está se consolidando como importante aliado para muitas pessoas manterem o equilíbrio físico e psicológico durante esse período de isolamento e novos desafios de trabalho em casa. Além da otimização na rotina de trabalho, a prática milenar ajuda a manter o controle emocional e a saúde física. A atividade traz muitos benefícios para quem trabalha HOME OFFICE e se destaca hoje como uma das alternativas mais procuradas desde que o isolamento social começou.
















[]


bottom of page