top of page

Saúde da mulher: um bem necessário

Sites e aplicativos que auxiliam no autocuidado


Por Brenda Reis



O conceito de saúde é mais amplo do que parece, em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, não só a ausência de doença ou enfermidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem-estar, assim sendo, um direito de todos, inclusive das mulheres.


A Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (PNAISM) foi elaborada em 2004 e visa as diretrizes para orientação das políticas para mulheres. Os objetivos centrais dessa política são promover uma melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causa evitáveis e ampliar e qualificar a atenção à saúde.





Pensando nisso, a Revista Entre Asanas decidiu indicar sites e aplicativos que auxiliarão no cuidado da saúde feminina.



SleepUp


SleepUp é um aplicativo que auxilia no combate à insônia, o app foi criado por Renata Bonaldi, entre as funcionalidade está sessões voltadas para o público feminino, um dos mais acometidos pela insônia.




Diário de Saúde da Mulher


Diário de Saúde da Mulher é um aplicativo completo, em que você pode anotar seu calendário menstrual até os alimentos que consome diariamente. Passando por contato de médicos, data de vacinação e consultas.



Clue


Clue foi construído para acompanhar o ciclo menstrual, os recursos disponíveis ajudam a mapear os sintomas do período, identificar os sintomas da TPM e outros incômodos dessa fase.



Outubro Rosa BP


O Outro Rosa BP é um app que auxilia nas datas dos exames, por meio dele pode-se anotar a última mamografia, autoexame e ultrassonografia. Além disso, com ele é possível criar um lembrete para não se esquecer da próxima consulta. Este aplicativo está disponível somente para iOS.



Feito para ela


Feito para ela é um site que traz assuntos diversos sobre e para mulheres, desde informações sobre saúde feminina, até carreira e empreendedorismo.



[]





bottom of page