top of page

Radhashtami, aniversário de Radha é comemorado anualmente

Em 2021, dia 14 de setembro, será comemorado o aniversário da adorada deusa do amor


Por Helena Bhagavati


Radha também chamada de Radhika, Madhavi, Radharani, é uma deusa e consorte do Senhor Krishna. Rādhikā refere-se a uma forma cativante de gopi Radha e também significa o maior adorador de Krishna. Radha em sua forma humana é reverenciada como a leiteira (Gopi) de Vrindavan que se tornou a amada de Krishna. Um dos traços básicos de Radha é seu amor incondicional por Krishna e seus sofrimentos que constituem a base para a exaltação de Radha como modelo de devoção. Ela é adorada como a deusa do amor, ternura, compaixão e devoção.


Ela é considerada um avatar de Lakshmi e também é descrita como a chefe das gopis (leiteiras). Durante a juventude de Krishna, ela aparece como sua amante e companheira, embora ele não seja casado com ela. As tradições e escrituras concedem a Radha o status de consorte eterno de Krishna. Radha, como uma deusa suprema, é considerada a contraparte feminina e a potência interna (hladini shakti) de Krishna, que reside em Goloka, a morada celestial de Radha Krishna. Diz-se que Radha acompanha Krishna em todas as suas encarnações.


Radha é admirada como uma amante perfeita ideal. Ela é retratada como parceira de Krishna em um amor maduro e exclusivo. Radha perguntou a Krishna por que ele não pode se casar com ela, a resposta veio: “O casamento é uma união de duas almas. Você e eu somos uma só alma, como posso me casar? ”


Radha também é considerada uma metáfora para o espírito humano (atma), seu amor e anseio por Krishna são teologicamente vistos como um símbolo da busca humana por crescimento espiritual e união com o divino.


Radha é intrínseca a Krishna. Na literatura indiana antiga, as menções a ela são evasivas. As tradições que a veneram explicam isso porque ela é o tesouro secreto escondido nas sagradas escrituras. Durante a era do movimento Bhakti no século dezesseis, ela se tornou mais conhecida quando seu amor extraordinário por Krishna foi destacado.


Radha aparece nos Puranas, no Padma Purana como um avatar de Lakshmi, no Devi-Bhagavata Purana como uma forma de Mahadevi, no Brahma Vaivarta Purana como a divindade suprema Radha-Krishna, no Matsya Purana como forma de Devi, no Linga Purana como forma de Lakshmi, no Varaha Purana como consorte de Krishna, no Narada Purana como deusa do amor, no Skanda Purana e no Shiva Purana. O romance de Krishna e Radha em Shri Krishna Kirtana, um poema de Bhakti, descreve Radha e Krishna como divinos, mas em amor humano. Embora não seja nomeado no Bhagavata Purana, Visvanatha Chakravarti (c. 1626-1708) descreve a gopi favorita como Radha.


Os pares Radha-Krishna e Sita-Rama representam dois conjuntos de personalidades diferentes, duas perspectivas sobre o dharma e estilos de vida. Sita é tradicionalmente casada: a dedicada e virtuosa esposa de Rama, um introspectivo modelo temperado de um homem sério e virtuoso. Radha é a potência de Krishna. Radha e Sita são deusas influentes, adoradas e amadas.


Sita é uma rainha, ciente de suas responsabilidades sociais e Radha está exclusivamente focada em seu relacionamento amoroso, dando dois modelos contrastantes de dois extremos do universo, e compartilhando como elementos comuns, enfrentar os desafios da vida e estar comprometidas com seu amor verdadeiro.


bottom of page