top of page

Por que fazemos postura no Yoga?

A importância dos asanas (posturas)


Por Roberto Lopes @_robertolopes_




Os asanas são uma pequena e importante parte no caminho do Yoga. Através deles liberamos algumas tensões acumuladas no corpo, limpamos toxinas e preparamos a mente para a meditação. Onde finalmente a agitação mental cessa e podemos atingir o alvo, o estado de Yoga.


Estamos limitados a nos ver como o corpo físico e isso nos limita a ele. Através da meditação essa identificação se dissolve removendo os véus que limitam a realidade.


Porém, no mundo ocidental, com a quantidade de informações e a pressa que se vive, se formos sentar para meditar por alguns minutos será penoso. O corpo está tenso e inquieto, precisamos antes cuidar da parte física, deixar ele mais acomodado, mais a vontade. Para então sentarmos confortavelmente em silêncio e imóvel.


O asana também pode ser utilizado para autoconhecimento. Quanto mais o foco estiver na respiração, maior vai ser o estado de presença e mais você vai perceber seu corpo, suas dinâmicas internas, o comportamento da sua mente. A maneira que lidamos quando encontramos algum desconforto na postura é só um reflexo da nossa reação diante algum desconforto na vida. Se estivermos atentos, vamos descobrindo esses padrões e então podemos mudar nossa atitude.


O que acontece muito no Ocidente é que as pessoas se apegam ao asana perfeito, ao alinhamento externo e esquecem do alinhamento interno. Não existe a postura perfeita, cada corpo é único e tem suas particularidades. Existe o alinhamento adequado para cada tipo de corpo.


Lembre-se sempre, botar o pé atrás da cabeça não faz ninguém se iluminar. A postura mais importante de uma prática é a postura da sua mente.



[] Roberto é professor de Hatha Yoga. Tem como propósito proporcionar bem estar e deixar o mundo melhor pela transformação individual, respeitando o limite e o tempo de Vida de cada Ser. Suas aulas são adaptadas de acordo com a necessidade dos alunos, sempre guiadas com foco na respiração. Trabalhando corpo e mente de forma integrada.


bottom of page