top of page

Plástico: de mocinho da modernidade, à vilão do ecossistema

Campanhas e mobilizações mundiais pressionam países, empresas e organizações por uma revolução consciente para mudar padrões da industria e hábitos do dia-a-dia


Por Redação Entre Asanas @entreasanas


"O plástico leva em média 400 anos para se decompor, enquanto o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses."

O que é plástico?

A designação "plástico" origina-se do grego "plastikós" e exprime a característica dos materiais quanto a moldabilidade (mudança de forma física). Adota-se este termo para identificar materiais que podem ser moldados por intermédio de alterações de condições de pressão e calor, ou por reações químicas. (ref: wikipedia)



Há pouco mais de um século, quando Leo Hendrik Baekeland criou a primeira resina totalmente sintética, a baquelita, certamente não imaginou a dimensão do sucesso de sua invenção, muito menos o tamanho do estrago que causaria ao meio ambiente global.


Desde o início do uso do plástico plástico nas indústrias, o homem enxergou o seu potencial e investiu toneladas de recursos para aprimorá-lo e, principalmente, difundi-lo. E com o boom do pós-guerra, o material foi escolhido para embalar a massificação do consumo de toda sorte de bens, com o apelo da praticidade efêmera que marcou uma nova era sócio-econômica global.


Só que após décadas de uso frenético, a conta da irresponsabilidade começa a chegar, com juros desproporcionais, que podem levar a falência do planeta se nada for feito. Todos os anos, mais de 10 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, provocando um custo ambiental que ultrapassa os atinge US$ 10 bilhões. E segundo o Banco Mundial, o Brasil está no top 5 dos países que mais produzem lixo plástico no mundo, no 4º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.


Hoje a poluição plástica é uma pandemia global, causando danos severos ao meio ambiente e à saúde, e impactando na redução da biodiversidade, poluição das águas, degradação dos biossistemas e o aumento de enchentes. Ainda assim, a produção e o descarte desse material continuam crescendo.



Mas há muita luz no fim do túnel!

Uma nova matriz precisa se estabelecer, de modo que seja viável alterar o modus-operandi da indústria, e, consequentemente, o hábito adquirido pelos consumidores, que no fim das contas, são (convenientemente) responsabilizados pelo descarte em massa de resíduos plásticos em rios e oceanos do mundo inteiro.


"JULHO SEM PLÁSTICO" é uma campanha mundial, em que milhões de pessoas ao redor do mundo aderem ao desafio de não utilizar plásticos de uso único no consumo do dia a dia e compartilham suas experiências nas redes sociais com a #julhosemplastico para propagar a ideia e estimular a participação de mais pessoas. E, assim, ajudar a transformar o mundo.


Aproveitando essa onda de renovação e sustentabilidade, esta semana a Revista Entre Asanas, a Keep Eco e a Escola Riserva Zen Yoga Life estão promovendo um sorteio online, e você pode concorrer a um super Kit. Participe no post oficial no Instagram (@riservazen)



Para conhecer mais embalagens ecológicas super versáteis, acesse: www.keepeco.com.br


Consciência ecológica é a nova onda!


[]


bottom of page