top of page

O que é Yoga?

Desmitificando seu significado


Por Roberto Lopes @_robertolopes_




"Yoga Chitta Vritti Nirodha"


Yoga é a cessação das ondulações mentais. Essa é definição que se encontra no 2º verso do 1º capítulo do Yoga Sutra de Patanjali. Agora vamos aprofundar um pouco mais.


A palavra yoga significa União. “Nossa, incrível. Mas união com o que?”

Nós vivemos em um mundo cheio de estímulos, a todo o momento somos bombardeados com informações, ideias, sons, cheiros. Nossa mente precisa processar esse punhado de dados que chegam até nós. Logo a mente vai ficando agitada, nos impedindo de enxergar a Vida em sua totalidade. É muito comum ouvirmos: “não consigo pensar direito, preciso esvaziar a cabeça.” Essa frase é legítima, a pessoa está com a mente atolada e não consegue enxergar a verdade.

A yoga, como escola, retira esses véus. Que nos impedem de enxergar as coisas como elas são. Nascemos, temos um corpo e uma mente e nos identificamos com eles. Achamos que somos esse corpo que habitamos e essa mente pensante. Mas se a gente pode objetificar ambos, então quem é esse que objetifica? Se eu posso falar de uma coisa é porque eu não sou essa coisa. Que consciência é essa? Quando uma pessoa fica cega, como ela sabe que está cega? Essa é a verdade por trás de tudo, somos uma consciência, uma inteligência habita em nós. Mas não a percebemos porque a nossa mente está tomada de agito e distração. É preciso então acalmá-la.

Através de diversas técnicas como os asanas (posturas), pranayama, meditação, aos poucos, através da repetição, a mente vai repousando, o agito mental vai cessando. Quando as ondulações mentais são contidas o Iogue repousa em sua própria natureza, em sua totalidade.

Se o Iogue consegue permanece nesse estado, onde não há turbulências mentais e sua consciência se fundiu ao todo. Dizemos que ele está no estado de Yoga (União). Mas para chegar la é preciso retirar as cortinas, apaziguar a mente. O estado de Yoga é percebido quando a mente está aquietada e sem agitação. Yoga Chitta Vritti Nirodha



[] Roberto é professor de Hatha Yoga. Tem como propósito proporcionar bem estar e deixar o mundo melhor pela transformação individual, respeitando o limite e o tempo de Vida de cada Ser. Suas aulas são adaptadas de acordo com a necessidade dos alunos, sempre guiadas com foco na respiração. Trabalhando corpo e mente de forma integrada.


bottom of page