top of page

O estado positivo da mente

Como manter o Prana (energia vital) alto, e preservar o estado positivo da mente

Por Marianna Laviano (@marilaviano)


"Controlar a mente equilibra o Prana. Controlar o Prana equilibra a mente"


Prana uma palavra que vem do sânscrito (língua ancestral da Índia) que significa energia vital. Hoje em dia uma palavra conhecida entre os praticantes de yoga, sabemos o que significa, mas e como funciona? Como essa energia flui pelo corpo, pelo campo sutil?


Sabemos que o nosso corpo é formado por uma parte energética, nosso corpo sutil. E é claro que

gostaríamos de manter essa energia, esse prana sempre equilibrado. Nós precisamos de 4 principais fontes de energia para manter nosso corpo físico e energético numa vibração alta.



Alimentação (água e comida)

Manter uma alimentação saudável, equilibrada e natural, além de nos trazer mais saúde também traz mais tranquilidade na sua mente e menos ansiedade para o seu corpo.


Sono

Nada como uma noite bem dormida, seu corpo consegue descansar e a sua mente entra num estado de relaxamento. Nem sempre é fácil, muitos pensamentos, a correria e cobranças do dia a dia podem deixar a mente mais agitada, ansiedade. (Dicas para melhorar o sono: exercícios de meditação e respiração para acalmar a mente, difusor com umas gotas de óleo essencial de lavanda e atividades físicas.)


Respiração

A respiração é uma das nossas principais fontes de energia, é através dela que o prana flui e é

distribuído por todo o corpo. O que nos mantém vivos, ativos. Pela respiração conseguimos eliminar a maior parte das toxinas presentes no corpo, e consequentemente reduzir o stress e a ansiedade.


Estado positivo da mente

O estado positivo da mente funciona com o equilíbrio de todas essas fontes de energia acima. Quanto mais energia vital você consegue com essas fontes acima, mais fácil de torna manter a sua mente positiva. Fazer atividades que te deem prazer, encontrar pessoas que te deixem alegres, estar perto da natureza, parar para observar a beleza das coisas. Praticar atividades físicas, yoga traz um contentamento na mente, meditação, entre outras atividades.



A mente positiva é como estar aberto para o todo. Se sentir abundante, aprender a manter sua energia fluindo livremente. As vezes é desafiador, cobranças, pressão... Isso tudo faz parte da vida, mas é treinar a mente para virar a chave, para olhar como uma oportunidade, ou como uma forma de mudança. Tudo isso vem com a prática, com o tempo, aos poucos ir se tornando consciente de cada momento e suas ações.




[]


bottom of page