top of page

Negócios locais: a microeconomia que sustenta o Brasil

A pandemia evidencia um momento de reavaliar conceitos e entender que desenvolvimento e sustentabilidade acontecem quando há harmonia ambiental e cooperação social.


Por Redação Entre Asanas @entreasanas


"O Brasil não é para principiantes."

Existe uma mudança sensível em curso, muito potencializado pela ascensão das novas gerações (x,y,z...), e que está redefinindo alguns conceitos fundamentais sobre capital e mão-de-obra. Trata-se de um processo de conscientização, que vem sendo moldado por novos formatos de interação econômica, e pela democratização do acesso a informação e novas plataformas tecnológicas. É uma percepção mais humanista e justa sobre o valor da produção, do comércio e do serviço, que carrega um alto potencial para transformar a arquitetura social e econômica do país.


Há anos percebemos um quadro de transição, e em muitos casos fusão, onde pessoas de diferentes perfis e classes estão mutando, de empregados, para prestadores de serviço, para empreendedores... Também, há alguns anos, nota-se uma mudança do senso coletivo, no que tange a percepção de valor, qualidade de vida e status social. As pessoas estão mais conscientes do espaço e do tempo, então estão criando novos hábitos de consumo que impactam, exatamente, as premissas de produção e comércio de bens e serviços.


Qual é o impacto dos negócios locais?

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que empreendedores individuais (MEI), micro empresários (ME) e empresários de pequeno porte (EPP) representam mais de 90% dos estabelecimentos privados no Brasil, e respondem por 54% do emprego formal e 44% da massa salarial dos brasileiros.



Um efeito colateral positivo dessa pandemia, é, justamente, a aceleração desse novo modo de operação sócio-econômica, com a adesão da população em campanhas de apoio à produção e comercio local de produtos e serviços, em cada bairro, em cada cidade. Isso tem importância central na sustentação de negócios e empregos, mantendo a atividade econômica local ativa. E o resultado final se reflete na qualidade de vida de todas as pessoas que residem ou trabalham em cada região.



E na onda de apoio (e prática) de sustentabilidade e negócios locais, esta semana a Revista Entre Asanas, a Piola e a Escola Riserva Zen Yoga Life estão promovendo um sorteio online, e você pode concorrer a um super Kit. Participe no post oficial no Instagram (@riservazen)



Para conhecer mais assessórios e bolsas super versáteis, acesse: www.pibags.com.br


Consciência e negócios justos são a nova onda!


[]


bottom of page