top of page

Hoje é a Data do Gopasthami - 11/11/21

Hoje é a celebração da maioridade quando o pai de Krishna, Nanda Maharaja, deu a Krishna a responsabilidade de cuidar das vacas de Vrindavana


Por Helena Bhagavati



Nanda Maharaj é o pai terrestre do Senhor Sri Krishna. Naquela época, as crianças ficavam encarregadas de cuidar dos bezerros. Ambos, Krishna e Balarama, tinham passado do seu quinto ano de vida, então os vaqueiros conferenciaram e concordaram em dar àqueles meninos que haviam passado de seu quinto ano o comando das vacas no pasto.


Nanda Maharaj decidiu organizar uma cerimônia para o Krishna e Balarama que iam pastorear vacas pela primeira vez em Vrindavana.


Radha, a divina consorte de Krishna, queria pastorear vacas, mas isto lhe foi negado por sua condição de menina. Então, ela se disfarçou em menino por causa de sua semelhança com Subala-sakha. Ela vestiu o dhoti e as roupas dele e se juntou ao Senhor Krishna para pastorear as vacas junto com seus companheiros para se divertir.


O festival é celebrado no oitavo dia da brilhante metade do mês de Karthik



sri-suka uvaca

ittham sarat-svaccha-jalam

padmakara-sugandhina

nyavisad vayuna vatam

sa-go-gopalako ‘cyutam


(Srimad-Bhagavatam 10.21.1)



“Sukadeva Gosvami disse: 'Assim, a floresta de Vrndavana foi preenchida com águas outonais transparentes e resfriada por brisas perfumadas com a fragrância de flores de lótus crescendo nos lagos claros. O infalível Senhor, acompanhado por Suas vacas e amigos vaqueiros, entrou naquela floresta de Vrindavana. '


A Suprema Personalidade de Deus, Shri Krishna, também célebre como Govinda, aquele que dá prazer às vacas, e Gopal, aquele que cuida das vacas, sempre se ocupa em pastorear, ordenhar e cuidar das vacas Surabhi na mais magnífica terra sagrada de Vrindavana, cheia de relva verdejante, tenra e deliciosa, que é saboreada pelas vacas, às margens do rio Yamuna, cujas águas cristalinas e perfumadas cujas correntes são mais doces que o néctar e são apreciadas pelas vacas de Vrajendranandan Shyamsundar.


Embora o passatempo de pastorear as vacas continue eternamente em nitya lila em Goloka Vrindavan, onde não há passado e futuro, apenas o presente no qual o Senhor saboreia passatempos amorosos transcendentais com todos os seus associados; mas neste mundo material, o Senhor realiza passatempos ocasionais chamados naimittika lila (como nascer e matar demônios).


Uma dessas naimittika lila que ele executou em seus passatempos em Bhauma Vrindavana foi no ashtami tithi no mês Kartika, quando o Senhor levou os bezerros pela primeira vez para pastar. Krishna em uma idade muito jovem, neste dia levou as vacas para pastar. Portanto, este festival é celebrado como Gopashtami.


Foi neste dia que o Senhor saiu pela primeira vez com seus amigos vaqueiros e, levando suas inúmeras vacas, ele entrou nas belas florestas de Vraja cheias de frutas e flores perfumadas e de mel escorrendo das colmeias. A partir de então, todos os dias, quando ele pastoreava as vacas, ele desfrutava de muitos esportes alegres como luta livre, cabo de guerra, futebol com frutas bael, esconde-esconde e muitos outros jogos, com seus amigos.


Enquanto pastoreava as vacas, ele ia para as várias florestas em Vraja e concedia a todas as plantas e animais da floresta o néctar de seu belo sorriso, visto que todos os habitantes da floresta ofereciam tudo o que tinham com seus corações cheios de amor. Junto com a realização de passatempos com seus amigos na floresta, Gopinath também todos os dias no tempo de madhyan lila, aparecia secretamente do meio dos gopas, que naquele momento descansavam depois de seus almoços, encontrava as gopis no Radhakund, desfrutando vários passatempos amorosos com Shrimati Radhika e as outras gopis nos lindos kunjas perfumados ao redor de Radhakunda.



[]

bottom of page