top of page

Gita Jayanti

Hoje 3a feira dia 14 de dezembro de 2021


Por Helena Bhagavati



Gita Jayanti simboliza o nascimento de Srimad Bhagavad-Gita, o dia em que o Senhor Kṛṣṇa transmitiu a essência do conhecimento védico a Arjuna há mais de 5000 anos e o iluminou sobre o objetivo final da vida.


Hoje o Gita faz 5158 anos!


Esta escritura sagrada surgiu no 11o dia da fase crescente da Lua durante o mês Margashirsha.


Este dia é significativo para puja e rituais sagrados.


É dito que as portas de Vaikuntha, a morada celestial do Senhor Vishnu permanecem abertas durante todo este dia.


O Shrimad Bhagavad Gita significa literalmente A Canção do Senhor Supremo e frequentemente referido como o Gita faz parte do épico Mahabharata (capítulos 23–40 do livro 6 do Mahabharata chamado de Bhishma Parva). É a literatura védica mais conhecida do mundo, é a essência de todos os Upaniṣads


O Gita é definido em uma estrutura narrativa de um diálogo entre o príncipe Pandava Arjuna e seu guia e cocheiro Krishna.



Há 5158 anos


Arjuna cheio de dilemas morais e desespero sobre a violência e a morte que a guerra causará na batalha contra sua própria espécie, se pergunta se deve renunciar, e busca o conselho de Krishna, cujas respostas e discurso constituem o Bhagavad Gita.


O assunto do Bhagavad-gītā envolve a compreensão de cinco verdades básicas. Em primeiro lugar, a ciência de Deus é explicada e, em seguida, a posição constitucional das entidades vivas, jīvas. Existe īśvara, que significa o controlador, e existem jīvas, as entidades vivas que são controladas. Se uma entidade viva diz que não é controlada, mas que é livre, então ela é insana.


A entidade viva é controlada em todos os aspectos, pelo menos em sua vida condicionada. Portanto, no Bhagavad-gītā, o assunto trata do īśvara, o controlador supremo, e das jīvas, as entidades vivas controladas. Prakṛti (natureza material) e tempo (a duração da existência de todo o Universo ou a manifestação da natureza material) e karma (atividade) também são discutidos. A manifestação cósmica está repleta de diferentes atividades. Todas as entidades vivas estão engajadas em diferentes atividades.


Do Bhagavad-gītā devemos aprender o que é Deus, o que são as entidades vivas, o que é prakṛti, o que é a manifestação cósmica, como é controlada pelo tempo e quais são as atividades das entidades vivas.


O cenário do Gita em um campo de batalha foi interpretado como uma alegoria para as lutas éticas e morais da vida humana.


Krishna aconselha Arjuna a "cumprir seu dever Kshatriya (guerreiro) de defender o Dharma" por meio de "ação altruísta".


Num dos maiores diálogos filosóficos e religiosos conhecidos pelo homem, o Bhagavad Gita apresenta uma síntese sobre o dharma, bhakti teísta, e os ideais iogues da moksha, jñāna, bhakti, karma e rāj yogas .


O apelo do Gita para uma ação abnegada inspirou muitos líderes do movimento de independência indiana, incluindo Mahatma Gandhi; que se referiu a ele como seu "dicionário espiritual".



[]

bottom of page