top of page

Alunas contam como um curso de yoga trouxe mudanças em suas vidas

Um curso de yoga é uma jornada sem volta para o autoconhecimento, melhorando nossas vidas em muitos aspectos


Por Lilian Christine


Durante a pandemia, cresceu o número de pessoas em busca de uma atividade que pudesse cuidar da mente e do corpo ao mesmo tempo e a yoga teve uma grande procura. Principalmente por ser uma prática que busca libertar a pessoa de aflições internas e sofrimentos para alcançar a felicidade plena e a paz interior.


Yoga para quem não sabe significa união do corpo, mente e de nossa energia vital e seus benefícios são ilimitados. Existem várias técnicas que podem ser aprendidas:



HATHA YOGA: Técnica indicada para os iniciantes, que fortalece o corpo e a mente, através de posturas psicofísicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), flexibilidade e permanência prolongada nas posturas.



VINYASA YOGA: Esse método, por ser mais moderno, costuma ser indicado para praticantes regulares. Tem como objetivo criar uma meditação em movimento através de posturas mais intensas;



MEDITAÇÃO: Essa rotina pode ser aprendida por qualquer pessoa em qualquer momento de sua vida. Basta reservar alguns minutos do seu tempo. No início, recomendável buscar orientação de um profissional.



Como o curso de yoga pode trazer mudanças


Um curso de yoga é uma jornada sem volta para o autoconhecimento, melhorando nossas vidas em muitos aspectos e trazendo até mesmo uma nova oportunidade de trabalho, afinal compartilhar essa prática também é um gesto altruísta.


Para se tornar professor de yoga é preciso, além de interesse (claro!), fazer um curso profissional de uma escola de Yoga que ofereça aulas práticas, teóricas e filosóficas e workshops.





Priscilla Paderni, fisioterapeuta, empreendedora e instrutora de Pilates há 10 anos, já praticava o yoga há três anos e resolveu fazer o curso de Yoga no Riserva Zen para aprender mais sobre esse estilo de vida.


“O curso vem acrescentando bastante ao meu trabalho e à minha vida pessoal, me ajudando no equilíbrio do corpo e mente, me mostrando que a prática vai muito além dos benefícios físicos, pois me ajuda a controlar a ansiedade e a manter o foco no presente”, explica a professora.


O mesmo pensamento levou a revisora Mariana dos Santos, bacharel em letras, a procurar o curso Singular Yoga para aprender mais sobre esse estilo de vida e se especializar na formação de instrutora de yoga.


“Sou praticante de yoga há 3 anos e resolvi fazer o curso para aprender mais sobre esse estilo de vida do qual gosto muito. Eu trabalho com revisão de textos e, quando eu decidi fazer o curso de formação, tinha sido desligada do antigo trabalho e estava atuando como redatora freelancer para um site de jornalismo cultural. Na ocasião, tinha muita coisa acontecendo na minha vida e senti que seria um bom momento para repensar o meu viés profissional”, relata.

Mariana conta que resolveu investir na formação do curso para focar no que seria benéfico para ela em termos pessoais e não apenas no quesito financeiro.


“A formação remexeu com um monte de coisas dentro de mim e aí percebi o quanto que, independente do retorno profissional que a formação me traria, já tinha um retorno pessoal acontecendo”, conclui.




Benefícios pessoais


As alunas que procuraram as aulas do Singular Yoga relataram grandes mudanças pessoais em suas vidas. Monica Costa, aluna do curso, sempre teve muitos problemas relativos à sua ansiedade e também problemas físicos, como hérnias de disco na coluna.


Educadora e especialista em Dificuldade de Aprendizagem, Mônica sempre lecionou em diferentes escolas e lidou com alunos que precisavam de um pouco mais de atenção.


Com a pandemia, a professora conta que teve que se adaptar a uma nova realidade da aula virtual, longe da escola e de seus alunos e com a extensa rotina das aulas gravadas e online que começaram a mexer também com o seu psicológico.


Aliado a isso veio um quadro de hipertireoidismo que a deixou de licença das atividade pedagógicas. Nesse tempo, Mônica começou a procurar uma atividade para praticar e achou o curso de yoga do Riserva Zen.


“Eu sou uma pessoa de muita fé e vi que através do yoga eu poderia mergulhar em uma filosofia de vida que me mostrasse equilíbrio e levasse às pessoas sem imposição, valores morais e éticos. Hoje percebo que as minhas dificuldades eram reais e muito intensas, e estavam presentes no meu corpo, mas a cada dia eu tento me superar. Eu ficava muito cansada, mas eu pensava: eu não vou parar, porque aquilo estava me trazendo um bem estar absoluto”, lembra a educadora.

Mônica conta que à medida que ia fazendo as aulas, começou a desenvolver um olhar mais criterioso com o seu corpo e com a sua saúde.


“Eu percebi que os meus pensamentos intrusos, agitados e negativos me levavam ao estresse. E o processo de meditação foi libertador, porque hoje eu consigo aquietar a minha mente e mentalizar coisas boas com muito mais facilidade. Hoje, não tenho palavras para dizer como essa energia tomou conta de mim e me fez ser outra pessoa, não tem explicação”, conclui.




Carolina Andrade, consultora em gestão de resíduos, já era praticante de Yoga desde 2014, porém sem muita disciplina, como ela mesma explicou. Ao fazer o curso do Riserva Zen, ela encontrou um novo caminho profissional, pois já estava desanimada atuando há mais de dez anos na sua profissão.


“O Yoga está me abrindo novos caminhos profissionais e nesse momento da minha vida tem feito muito sentido para mim. E eu pretendo sim, seguir nesse novo caminho profissional”, conta.


Linda Letícia, personal trainer já começou a fazer o curso com o objetivo de trabalhar dando aulas de yoga. Porém a prática trouxe algo a mais para a professora, uma nova visão para o seu trabalho com o corpo e com a mente.


“O curso Singular Yoga me ensinou tudo que eu sei até hoje. Com bastante disciplina, ativação da minha consciência quanto a minha busca pessoal junto a prática. O que aprendi até aqui me faz ver o mundo de forma mais confiante, leve e cheia de amor. Parece mágico, mas é o yoga, uma tradição milenar e poderosa que eu quero buscar conhecer cada dia mais”, conclui.


A aluna Francisca Selí, cuidadora de idosos, resolveu investir financeiramente e fazer o curso para ter mais disciplina, pois começava a fazer alguma atividade e parava no meio.


”Eu não conseguia concluir nada e a prática da yoga trouxe disciplina para a minha vida”, finaliza.



Chegamos ao final do artigo! Venha praticar e quem sabe contar também sua história de transformação!


Namastê!



[]




bottom of page