top of page

YOGA e exercício físico: Uma nova abordagem para tratar depressão e ansiedade



Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine revisou mais de mil trabalhos, envolvendo cerca de 128 mil participantes, para avaliar os impactos da atividade física na depressão e ansiedade. A análise mostrou que o exercício pode ser uma forma eficaz de tratar problemas de saúde mental.


A curto prazo, o exercício físico libera endorfina e dopamina, que ajuda a melhorar o humor e atenuar o estresse; com o passar do tempo, ele promove mudanças no cérebro que ajudam no humor e na cognição, diminuem níveis de inflamação e aumentam a função imunológica, o que influencia em nossa saúde mental.






YOGA É PSICOFÍSICO


A prática de Yoga, que também foi citado no estudo, é uma prática que envolve posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayama), meditação e atenção plena. Ao longo dos anos, verificou-se que o Yoga agrega inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o Yoga afeta a fisiologia:


Flexibilidade aprimorada: praticar posturas de ioga pode ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações, a amplitude de movimento e o equilíbrio.


Maior força: os asanas de ioga exigem posturas por longos períodos de tempo, o que pode aumentar a força dos músculos.


Estresse reduzido: Verificou-se que a prática de ioga reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e aumenta a produção de neurotransmissores que aumentam o humor, como a serotonina.


Redução da pressão arterial: Estudos demonstraram que a ioga pode reduzir a pressão arterial, o que é benéfico para quem tem hipertensão.


Melhoria da saúde cardiovascular: o Yoga pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a inflamação e melhorando a circulação sanguínea.


Função imunológica aprimorada: descobriu-se que a ioga aumenta a função imunológica, aumentando a produção de glóbulos brancos e anticorpos.


Função respiratória melhorada: Praticar pranayama (técnicas de respiração) pode ajudar a melhorar a capacidade pulmonar e a função respiratória.



No geral, o Yoga pode ter inúmeros benefícios fisiológicos e é uma ótima prática para melhorar a saúde e o bem estar geral. E é sempre o momento certo de você cuidar de si. Então vamos praticar!


[]

コメント


bottom of page