top of page

Pranayama: muito além da respiração



Pranayama é uma palavra que abrangente muito mais do que o ato de controlar respiração. Prana é a energia vital que forma e está presente nos alimentos, na água, no ar e em todas as coisas do universo. E Yama significa "domínio" ou controle através do conhecimento.


O Yoga ensina diversos exercícios de controle da respiração, chamado de Pranayama, que servem exatamente para aprendermos a expandir inspiração, exalação e retenção, dessa forma aumentar a eficiência do Prana no nosso interior. Estes melhoram a circulação para os órgãos e ajudam a remover toxinas do organismo.


O Yoga também ensina diversas técnicas adicionais, além da respiração propriamente dita, que também visam aumentar a eficiência do Prana para potencializar a expansão da consciência e libertação do Ser, através de um corpo purificado e potente.



Conheça alguns conceitos de Pranayama que vão muito além do controle da respiração:



Alimentação consciente


Existe uma descrição de dieta yoguin, como relatada no manual clássico Hatha Yoga Pradipika, que visa orientar o praticante no que tange aos alimentos que fazem bem para o corpo (e aqueles que não). O importante é ter ciência de que, assim como uma máquina precisa de bons fluidos para funcionar no seu melhor desempenho, o nosso copo precisa dos nutrientes corretos, nas medidas e tempos corretos para desempenhar todo seu potencial e prover o melhor "meio" para expansão da consciência, através do Yoga.



Exercícios corporais


O Yoga possui um conjunto de técnicas de consciência corporal (Ásanas) que são fundamentais para fazer a "manutenção da máquina", de modo a cultivar um corpo forte e apto para os constantes desafios do dia a dia. Um corpo forte dá mais atributos à mente, potencializando os processos internos do praticante de Yoga (concentração, meditação e Samadhi). Sengundo manuais clássicos do Hatha Yoga, é possível ter um corpo perfeito, através da prática constante do Yoga.



Exercícios de respiração e retenção


Dominar o processo de respiração é parte fundamental do mecanismo de meditação. Principalmente, dominar a retenção, que é descrita nos manuais clássicos como momento de maior "silêncio", no qual o praticante aciona todas as funcionalidades de conexão intuitiva. Assumir controle do processo respiratório envia uma mensagem específica para o corpo: você está consciente naquele momento.





Procedimentos de limpeza corporal


O manuais clássicos do Hatha Yoga ensinam diversos procedimentos de limpeza "mecânica" do corpo. Ou seja, rotinas bastante específicas de intervenção, no qual o praticante interage com "partes específicas" com o objetivo de limpeza propriamente dito, como por exemplo, limpeza de cólon, vísceras, estômago, vias aéreas, globo ocular e crânio. Esses procedimentos têm como principal finalidade, deixar o corpo o mais limpo possível, de modo a potencializar os procedimentos internos do praticante (concentração, meditação, Samadhi)



De modo geral, Pranayama é todo domínio consciente da matéria e da energia que nos formam. Através desse controle, que está ao nosso alcance, podemos elevar a experiência e aproveitar todo o potencial biológico do corpo para nossa ascensão, iluminação e emancipação.



AJUSTE-SE! PRATIQUE YOGA




[]


Saiba mais sobre Plataforma de Yoga Online: www.plataformadeyoga.com.br


Saiba mais sobre cursos de formação de instrutores e aprofundamento em Yoga: www.singularyoga.com.br

Comments


bottom of page