top of page

Olfato é o mais sensível e imediato dos sentidos e os óleos essenciais auxiliam no físico e mental

A influência do confinamento potencializou a busca por óleos aromáticos no combate ao estresse, instabilidade emocional, dores no corpo e , principalmente, insônia


Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Em tempos de coronavírus é cada vez mais comum encontrar pessoas pesquisando e buscando a Aromaterapia para auxiliar na prática de Yoga e no campo emocional. Os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais, que são encontrados em partes diferentes de plantas. A química é amplamente diversificada e pode trazer benefícios fantásticos tanto para o corpo físico, mental, emocional e energético.

O aroma dos óleos essenciais puros é transmitido diretamente para o nosso Sistema Límbico, que é a parte do nosso cérebro que controla a resposta emocional e a memória. O Sistema Límbico, por sua vez, reage rapidamente aos estímulos olfativos. Portanto, o efeito desses aromas é praticamente instantâneo. Os óleos essenciais agem tanto na origem como no sintoma do problema.



Cada óleo possui um efeito diferente.


Suporte Respiratório – alguns óleos essenciais abrem as vias aéreas e facilitam a respiração. Eles ajudam nos pranayamas (exercícios respiratórios do yoga);


Concentração – há óleos que são ótimos para ajudar na concentração e claridade no momento da meditação;


Relaxamento – alguns óleos mais calmantes ajudam a criar um ambiente de relaxamento para uma prática restaurativa;


Revigorar  – há outros óleos que também ajudam no momento que você quer ser mais energizado ou elevado para uma prática mais revigorante. Esses são ótimos para serem usados no início de sua prática;


Limpeza – óleos também ajudam na limpeza, tanto do seu tapete de yoga quanto uma limpeza interna (para desintoxicar).



1) Óleos Essenciais para Yoga e Meditação indicados para promover Calma e Relaxamento:


Óleo Essencial de Cedro: possui característica calmante, sendo indicado para promover concentração.

Óleo Essencial de Capim-Limão: promove relaxamento muscular e redução do estresse, além de ter efeito desintoxicante para o organismo.

Óleo Essencial de Eucalipto: ajuda na melhoria da respiração, além de promover clareza mental.

Óleo Essencial de Lavanda: possui propriedades antidepressivas e sedativas, sendo muito indicado para ansiedade, insônia e estresse.



2) Óleos Essenciais para Yoga e Meditação indicados para Concentração, Foco e Aumento de Energia:


Óleo Essencial de Laranja: com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, este óleo ajuda a promover um melhor humor, além de relaxamento físico e mental.

Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta: com propriedade expectorante e antiviral, propicia sensação refrescante e revigorante.

Óleo Essencial de Melaleuca: possui propriedade antisséptica e atributo purificante, sendo importante para a limpeza e harmonização de ambientes.

Óleo Essencial de Olíbano: promove um estado meditativo e relaxante profundo, além de auxiliar na regeneração celular e desintoxicação do corpo.

Óleo Essencial de Limão: este óleo é reconhecido por sua capacidade de eliminar toxinas e estimular a energia do corpo.



3) Para o alívio de tensões musculares:


Lavanda

Alecrim

Noz-moscada

Eucalipto

Gengibre



4) Melhora o humor


Mirra

Olíbano

Eucalipto

Alecrim


5) Melhora qualidade do sono


Sândalo

Lavanda

Camomila

Vetiver

Neroli

Laranja

Ylang  ylang

Rosa



FORMAS DE UTILIZAÇÃO NA SUA PRÁTICA


Aromaterapia atinge seus efeitos por meio da aplicação e difusão de óleos  essenciais que influenciam o bem-estar físico, um estado emocional positivo e clareza mental. Combinando aromaterapia com o Yoga, podemos melhorar poderosamente a prática e nosso objetivo de auto-conhecimento. Três principais métodos de aplicação são:


Difusão - óleos essenciais aromáticos são evaporados no espaço de prática de Yoga para criar um clima inspirador / motivar e melhorar a respiração.

Purificante - óleos essenciais são aplicados como poderosos agentes de limpeza para limpar e desinfetar o tapete de Yoga ou usado para limpar a atmosfera.

Unção - óleos essenciais são usados ​​em aplicações de massagem para realçar o corpo em alongamentos e recuperação, ou usado como um perfume para apoiar a meditação, visualização e foco.


FORMAS DE APLICAÇÃO

Misture óleos essenciais com o óleo base mais adequado a suas necessidades


Massagem

Inalação

Banhos

Compressas

Chuveiro e sauna

Difusão

Essências personalizadas

Enxaguatórios bucais e soluções para gargarejo

Pomadas, bálsamos e cremes

Cuidados com o cabelo

[]




bottom of page