Eu, empresário. Eu, empresária (episódio #4)

O setor de tecnologia da informação é um dos poucos que não sofrem com a pandemia. Em alguns casos, o crescimento está sendo inversamente proporcional a crise


Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Enquanto empresas de muitos setores vivem seu pior momento, com o avanço das restrições sociais e o medo generalizado das pessoas, que permanecem isoladas e, em alguns casos, privadas do consumo de bens e serviços, o setor de tecnologia da informação enxerga novas oportunidades de crescimento e expansão.


As empresas de serviços técnicos e consultoria de TI, desenvolvedoras de sistemas e fabricantes de aplicativos para smartphones estão atentas aos movimentos do mercado durante a pandemia. Os clientes estão em busca de soluções para eliminar gastos desnecessários, melhorar processos internos e conectar colaboradores com soluções de home office para possam enfrentar a crise, e ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que estão surgindo com os novos hábitos dos consumidores e as restrições financeiras que assombram a economia.



"Novo Eldorado: Toda crise gera um movimento de adoção de tecnologias"

As oportunidades de negócio estão chamando atenção de empresários e investidores, que enxergam o setor de TI e inovação como o novo eldorado da economia. As ações das tech companies só ganham valor, e servem como alento para empreendedores e desenvolvedores mergulharem fundo em suas inovações para tentar pegar uma fatia dessa demanda crescente por soluções que proporcionem mais eficiência e interatividade





Neste terceiro episódio da série "Eu empresário. Eu empresária" a redação do Entre Asanas ouviu a opinião de Francisca Rodrigues (@fra564512), economista e empresário, especialista em gestão empresarial e tecnologia da informação, que compartilhou sua visão sobre os desafios e oportunidades da crise. A seguir a entrevista, que foi feita por meios digitais:




Qual foi, até o momento, o impacto do Corona vírus no seu negócio?


Baixo impacto, no que concerne ao aspecto financeiro, pois somos uma empresa de desenvolvimento de software e atendemos apenas ao mercado corporativo, que utilizam nossos sistemas para operações críticas. Um exemplo eh nosso sistema de Folha de Pagamento. Nossos clientes mantêm um alto nível de adimplência.

Que ações tem feito para manter contato com clientes e parceiros? Que ações de inovação tem buscado desenvolver para criar oportunidades? Mantivemos os canais de comunicações que já eram utilizados, tais como: emails, uma rede própria de comunicações, o Violin; que abrange uma estrutura de hierarquia para sabermos quem fala com quem e deixar tudo registrado para que a informação não se perca, pois eh um ativo valioso da empresa, e eventualmente o whatsapp, mas nada além disso, pois preservamos o sigilo das informações que são trafegadas entre nossos clientes e colaboradores.

Quais dificuldades e oportunidades que você projeta para quando as coisas se normalizarem? Dificuldades: As de sempre. Mercado nacional em retração, baixo nível de crédito, mercado um tanto quanto saturado para software de gestão.


Oportunidades: o mercado brasileiro eh composto, em sua extensa maioria de micro e pequenas empresas. Esses empresários, se não tinham percebido, se deram conta que eh fundamental ter ferramentas de gestão que o possibilitem se "apossarem" de seus negócios. Acho que podemos ter aí um "novo eldorado".


[]

Francisca Rodrigues Alves - sócia diretora da Embria Informática, Economista, analista de sistemas, e faixa preta de jiujitsu, formada pelo mestre Rolker Gracie.



Confira, também, algumas dicas úteis para manter empreender no mundo da tecnologia durante o isolamento social:



Cursos online: Existem milhares de cursos online desde programação de sistemas até machine learning e inteligência artificial. Também são uma excelente opção, os cursos pagos de EAD de universidades renomadas como MIT, Stanford e outras.


Aceleração de Startups: Você pode submeter seu projeto em programas de incubação e aceleração da inovação. Existem diversas opções, cada uma com suas características e nichos. Conecte-se e mostre seu projeto para que pode ajudar você a tirá-lo do papel.


Prospecção Ativa: Nesse momento de restrições sociais, muitos executivos, empresários e investidores anjo estão em casa, atentos a email e redes corporativas. É um bom momento para apostar na interação direta e apresentar seu projeto.


9 visualizações

Entre Asanas

Entre Asanas. Sua Revista Digital Interativa de Yoga & Bem estar. 

© Copyright 2020 |  Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo publicado neste site.

Os artigos e conteúdo multimídia publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. As expressões e opiniões neles emitidas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste meio de comunicação.

Realização:

Escola Riserva Zen Yoga Life

@riservazen

www.riservazen.com

 

Jornalista responsável: 

Luciana Cavaliere

JP28874-RJ

Permaneça conectado

Assine nossa lista exclusiva e participe de sorteios.

Receba inspirações diariamente

e fique bem!

Entre em contato

Av. Gastão Genges 395

Rio de Janeiro RJ 22631-280

REDAÇÃO:

contato@revistaentreasanas.com.br

whatsapp: (21) 99307-1327

  • íco do Fcebook Cinza
  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza