Eu, empresário. Eu, empresária (episódio #2)

O setor de meio ambiente e sustentabilidade enfrenta um cenário desafiador na crise, exigindo versatilidade para que projetos não parem


Por Redação Entre Asanas @entreasanas


Especialistas têm refletido sobre a relação da atual pandemia com o meio ambiente, e os impactos que a atividade humana imprime na natureza, modificando parte do sistema interconectado que entendemos como ecossistema global. Essa interferência é capaz de causar inestimável sofrimento humano e disrupção aos sistemas econômicos, sendo fundamental propagar ações para conscientizar a sociedade sobre a importância da gestão responsável do meio ambiente.


A quarentena e o isolamento social estão fazendo com que as pessoas consumam mais alimentos, porém a poluição está visivelmente menor. Há menos carros nas ruas, há menos lixo sendo gerado, há poucas fábricas operando, então há menos emissão de poluentes, etc.



"o principal desafio é manter o engajamento"


E as empresas do setor estão enfrentando verdadeiros desafios operacionais, ao mesmo tempo que enxergam as oportunidades a frente. Com as restrições, as grandes organizações estão atentas para a eficiência financeira, então os investimentos serão muito bem planejados. Projetos de sustentabilidade e gestão ambiental podem encontrar na crise uma excelente oportunidade para ganhar relevância e mais visibilidade no dia-a-dia das pessoas.





Neste segundo episódio da série "Eu empresário. Eu empresária" a redação do Entre Asanas ouviu a opinião de Catarina Peixoto (@muditoprem), bióloga e empresária do setor de gestão ambiental, que falou sobre como sua consultoria está lidando com os desafios do isolamento social. A seguir a entrevista, que foi feita por meios digitais:




Qual foi, até o momento, o impacto do Corona vírus no seu negócio?


O maior desafio foi a suspensão temporária das atividades de campo, com o retorno das equipes educadoras às suas residências – diante do cenário de emergência sanitária e recomendações de distanciamento social. Uma vez que o nosso core business se fundamenta no relacionamento com comunidades vulneráveis vizinhas a empreendimentos, o principal desafio é manter o engajamento com o público através de ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas digitais, já que muitas destas comunidades estão situadas em áreas com infraestrutura precária e com pouco acesso à telefonia móvel e/ou equipamentos (em situação que beira a “exclusão digital”).



Que ações tem feito para manter contato com clientes e parceiros? Que ações de inovação tem buscado desenvolver?


Desde 2016 trabalhamos com Educação à Distância (EaD) e Mídias Sociais como estratégias complementares em nossos Projetos, visando conferir maior abrangência e capilaridade às ações propostas. Neste momento, esta frente de trabalho passa a ser prioritária para a manutenção de nossas atividades.



Quais dificuldades e oportunidades projeta para quando as coisas se normalizarem?


Dificuldade: retomada das ações de campo presenciais pendentes (temporariamente suspensas), em acordo com as ações inicialmente previstas (alinhamento de cronograma dos projetos). Ademais, muitas das atividades educativas envolvem a comunidade escolar, que neste momento enfrenta seus próprios desafios e terá grandes dificuldades em atender ao calendário letivo. Assim como os gestores públicos que já se encontram sobrecarregado com a situação de crise.


Oportunidade: mapeamento de novas ferramentas digitais, capacitação da equipe interna, melhoria contínua das Plataformas EaD e processos internos, com maior eficiência e sustentabilidade.




Catarina é Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, formada pela Universidade Santa Úrsula, Mestre em Engenharia Ambiental na UERJ, complementando sua formação com Especializações em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e Cadeias de Valor Sustentáveis (Sustainable value Chains) pela Universidade de Cambridge - UK.


[]


Confira, também, algumas dicas úteis para você promover seu negócio durante o isolamento social:



Venda na internet: É importante atentar para o fato de que o seu cliente também está em isolamento, em casa. Então crie uma disciplina de fazer contato com clientes e leads por e-mail ou whatsapp. Outra opção bastante útil é o LinkedIn, que permite contato direto via mensagens. Também pode-se explorar os grupos de discussão para manter-se no radar. Você também pode começar a escrever artigos e sugerir pauta para portais e revistas digitais.


Promova conteúdo útil: As pessoas estão com bastante tempo para conteúdos digitais, então é uma excelente chance para começar uma estratégia estruturada de divulgação de informações e dicas úteis para cativar sua audiência. Procure utilizar ferramentas profissionais que estão disponíveis na internet (ex: Canva.com). Desenvolva conteúdo multimídia, com posts, vídeos e podcasts, e aumente suas chances de atingir seu público alvo. O importante é qualidade e consistência.


Participe de lives das entidades: As entidades empresariais estão despejando um vasto arsenal de vídeos e lives nas redes sociais, reunindo especialistas de todas as áreas do conhecimento. A maioria das palestras está disponível sem custo. É um ótimo canal para interagir e se relacionar com potenciais clientes e parceiros de negócio. Lembre de se fazer notar, com perguntas pertinentes ou deixando uma dica durante as lives..


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entre Asanas

Entre Asanas. Sua Revista Digital de Yoga & Bem estar. 

© Copyright 2020 |  Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo publicado neste site.

Os artigos e conteúdo multimídia publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. As expressões e opiniões neles emitidas não representam, necessariamente, o ponto de vista deste meio de comunicação.

Realização:

Escola Riserva Zen Yoga Life

@riservazen

www.riservazen.com

 

Jornalista responsável: 

Luciana Cavaliere

JP28874-RJ

Permaneça conectado

Revista Entre Asanas

Assine nossa lista exclusiva e participe de sorteios.

Receba inspirações diariamente

e fique bem!

Entre em contato

Av. Gastão Genges 395

Rio de Janeiro RJ 22631-280

REDAÇÃO:

contato@riservazen.com

whatsapp: (21) 99307-1327

  • íco do Fcebook Cinza
  • Ícone do Twitter Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza