Duas paixões unidas em busca do bem-estar

O Yoga e o Jornalismo com a mesma função: trazer qualidade de vida para as pessoas. Essa é a missão da Revista “Entre Asanas”, da Escola Riserva Zen


Por Ana Karina Talarico


Você sabe o que significa Asanas? O nome deve soar familiar para quem pratica Yoga, mas se você ainda não aderiu a essa filosofia milenar, a gente te ajuda nessa resposta. Asanas são as posturas do Yoga. O termo refere-se ao assentamento necessário para a prática meditativa. E esse foi o nome escolhido para dar vida à uma revista virtual criada pelo espaço Riserva Zen Yoga Life, do Rio de Janeiro: ‘Revista Entre Asanas’.


“Hoje em dia o Yoga está muito associado aos exercícios posturais, então a ideia do nome "Entre Asanas" tem a ver com o Yoga fora do tapetinho, da prática além dos exercícios físicos e de respiração, trazendo um olhar diverso sobre as diferentes formas de praticar e vivenciar o Yoga no dia a dia”, explica a diretora geral, Luciana Cavaliere.

Idealizadora da revista digital, ela planejou, desenvolveu e executou o projeto em parceria com o diretor do curso Singular Yoga, Tiago Peixoto. Segundo Luciana, a revista é especializada em Yoga e bem-estar, com foco em ciência, sociedade e comportamento.


“Lançamos o projeto assim que ocorreu o advento da pandemia, quando aproveitamos para antecipar nosso evento social anual, a Semana Zen, onde transmitimos atividades online e lives durante seis semanas consecutivas, e, é claro, inovar no setor com um serviço de informação de qualidade sobre Yoga”, conta.




A diretora-geral salienta que a linha editorial tem por objetivo apresentar a diversidade de contextos e situações em que o Yoga está presente no dia a dia, fugindo, um pouco, do senso comum e padrão, às vezes, quadrado, do setor, e sempre primando pela qualidade da redação e experiência do leitor.


“O objetivo é explorar todo tema que potencialmente se relaciona com o Yoga, de forma direta ou indireta fazendo referência aos ensinamentos dessa ciência milenar. Trazer informações relevantes sobre aspectos científicos, sociais e comportamentais do ser humano para que as pessoas se identifiquem, de alguma forma, com o Yoga”, explica.




De acordo com Luciana, a missão da revista é informar e entregar conteúdo confiável e de qualidade aos usuários da rede, com assuntos que impactam a saúde das pessoas, com dados atualizados e diferentes pontos de vista. Além disso, oferecer a oportunidade de divulgar reportagens escritas por profissionais de vários Estados do Brasil.


E falando em quem faz tudo isso virar realidade, o time de jornalistas é formado só por mulheres. Essa foi mais uma ideia inovadora da jornalista e empreendedora Luciana, que já tinha vontade de "reativar" sua atuação como jornalista, agora como diretora de uma das principais escolas de Yoga do Brasil, uniu as duas paixões.


"Como nas duas profissões, jornalistas e instrutores de Yoga, as mulheres têm uma presença muito expressiva, decidi então que o núcleo de jornalismo da escola seria formado integralmente por mulheres jornalistas. E a rede continua crescendo. Hoje já são 27 jornalistas, de diferentes idades e cidades do país contribuindo e colaborando com o propósito de informar e servir. Mais uma missão cumprida. Agora é continuar caminhando e aumentando a rede de colaboradoras”, ressalta.