Dia mundial da Saúde: na pandemia do medo a sociedade adoece

Há pouco a se comemorar diante de estatísticas e tanta desinformação. As pessoas estão sobrecarregadas e a saúde mental é fundamental para enfrentar esta guerra.




Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, data instaurada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, para promover o conceito de Saúde definido pela OMS, que é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

A pandemia global de Covid-19 se instalou em quase todos os países, e está sendo uma verdadeira provação para questionarmos algumas premissas que governam as relações sociais e econômicas na sociedade. A desigualdade está mais evidente e os problemas podem se acentuar caso medidas concretas não sejam implementadas.


Se alguns são capazes de viver uma vida saudável ​​e têm melhor acesso aos serviços de saúde e oportunidades de desenvolvimento, outros grupos têm acesso limitado a saúde de qualidade e lutam para sobreviver com pouca renda diária, pior acesso a condições de habitação e educação, e menos oportunidades de emprego.


Tudo isso tem um impacto destruidor na qualidade de vida das pessoas. E no centro dessa grande confusão está o indivíduo e sua sanidade mental, sendo testada a cada dia, não só pelo isolamento e as sequentes ondas de vírus, como, também, pela desinformação generalizada que se instaurou, que gera dúvida e insegurança e mexe com emoções, deixando a saúde mental ainda mais frágil e comprometida.


Pois, além de servir de alerta em escala mundial para os problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir informações que promovam uma vida mais equilibrada. E para tanto, é fundamental entender que o conceito de saúde é mais abrangente do que, simplesmente, a ausência de doenças. Para estar saudável, você precisa equilibrar as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.


Nesse sentido, a redação da Revista Entre Asanas preparou um Guia Básico de Yoga para Iniciantes que vai te ajudar a aumentar a resiliência mental, fortalecer o corpo e desenvolver uma atitude positiva durante e após a pandemia. Aproveite o isolamento e pratique Yoga online!



Mas afinal, o que é Yoga?

O Yoga existe há milhares de anos, e, ao longo da história, diversos manuais clássicos foram compilados, detalhando os fundamentos filosóficos da prática, e a influência psicofísica e comportamental que exerce no indivíduo.


  • A definição clássica: "Yoga é o recolhimento das atividades mentais"

  • A ideia central é de unificação de corpo, mente e energia vital

  • Então, o praticante deve empenhar-se em uma série de disciplinas psicofísicas e comportamentais, de modo a obter mais serenidade, equilíbrio e discernimento

  • A prática de Yoga serve para libertar o indivíduo de suas aflições e sofrimentos (pensamentos), para que goze de seu estado natural de PLENA FELICIDADE



E quais são os benefícios da prática de yoga

A prática regular de Yoga potencializa as virtudes no indivíduo. Você desenvolve o intelecto e adquire mais consciência corporal. Além disso, aumenta sua inteligência emocional, e você percebe o mundo com mais clareza


Efeito Mental

  • Desenvolve novas habilidades mentais

  • Fortalece o intelecto

  • Ajusta o senso de discernimento

  • Proporciona mais equilíbrio e serenidade

  • Alivia as tensões e o estresse do dia a dia


Efeito Físico

  • Promove maior consciência corporal

  • Fortalece o sistema imunológico

  • Tonifica músculos e articulações

  • Proporciona maior flexibilidade

  • Aumenta a coordenação motora


Efeito Emocional

  • Promove mais resiliência e tolerância

  • Aprimora a inteligência emocional

  • Exercita o desapego

  • Reforça o senso de propósito de vida

  • Estimula a compaixão


Como posso começar a praticar? Por onde começo?

Atualmente existem diversos métodos e opções de Yoga para você praticar. O mais importante é que se adapte aos seus objetivos e ajude no seu processo de autoconhecimento e realização


Hatha Yoga

É um método tradicional, geralmente recomendado para iniciantes. Tem como objetivo potencializar a experimentação física e fortalecimento do corpo. Caracteriza-se pelos exercícios de respiração, flexibilidade e permanência prolongada nas posturas


Vinyasa Yoga

É um método moderno, derivado do Hatha Yoga e geralmente recomendado para praticantes regulares. Tem como objetivo criar uma meditação em movimento. Caracteriza-se pela intensidade das posturas e pela fluência nas transições entre posturas


Meditação

Qualquer pessoa pode meditar, a qualquer momento, e em qualquer lugar. Basta reservar alguns minutos (15-30-60) para esse "ritual íntimo" de investigação e autoconhecimento. Você também pode buscar as práticas de meditação guiada para te ajudar no começo.



ESCOLA DE YOGA


O mais recomendado é que você se matricule em uma Escola de Yoga. Assim, você tem mais acesso ao conhecimento teórico e filosófico do Yoga. Além de poder praticar com diferentes professores, que vão te auxiliar na sua jornada.


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