Conheça 6 benefícios do Yoga para melhorar sua qualidade de vida

A influência da prática regular de Yoga vai muito além de uma mente tranquila, potencializando uma transformação profunda no corpo


Por Redação Entre Asanas @entreasanas

Em tempos de coronavírus é cada vez mais comum encontrar pessoas reclamando do estresse no trabalho, das brigas conjugais e familiares, das contas que não param de chegar, da balança que não mostra o peso ideal, enfim, todas as dificuldades mundanas que foram, devidamente, amplificadas com o isolamento social.


Mas essa pandemia também está mostrando que muitas soluções estão mais próximas do que você possa pensar. E o Yoga, tão místico e distante de nós reles mortais, está se revelando ao grande público como uma ferramenta versátil para combater uma variedade de problemas do dia-a-dia.


A redação do Entre Asanas compilou alguns dos incontáveis benefícios proporcionados pela prática regular do Yoga, que você pode assimilar facilmente, melhorando seu condicionamento físico e mental para enfrentar a crise com mais resiliência e serenidade.




1) Proporciona mais equilíbrio e flexibilidade


Você sabia que uma simples prática de 15-20 minutos faz toda a diferença no corpo? Os exercícios de alongamento do Yoga são fundamentais para manter o corpo ativo e saudável, e vão ajudar você a se locomover melhor e ganhar mais consciência corporal.


Uma dica é fazer algumas saudações ao Sol todos os dias. O famoso surya namaskar, que consiste em uma sequencia fixa de 12 posturas, proporciona uma experiência bastante revigorante, com alongamentos, permanências, transições e exercícios de força.



2) Ameniza dores de cabeça e na coluna


Sabe aquela dor na lombar que te incomoda ao levantar ou abaixar para pegar um objeto? Ou aquela enxaqueca chata que tira a gente do sério?


O Yoga tem várias posturas que ajudam a fortalecer a musculatura intracostal, reduzindo dores e incômodos, e concertando desvios na coluna vertebral. Também existem exercícios específicos de respiração que podem te ajudar aliviar a pressão do estresse e melhoram o funcionamento geral dos sistemas corpóreos.



3) Yoga ajuda no emagrecimento


Tem muita gente que acha que Yoga é ficar sentado meditando. Bem, também pode-se praticar assim, mas existem diversas formas de praticar. Uma delas é através dos ásanas, ou posturas, que são uma excelente forma de condicionamento físico (e mental).


Algumas modalidades, como Ashtanga ou Vinyasa, proporcionam uma experiência bastante intensa e vigorosa, em aulas de até 1 hora e meia, onde os praticantes executam diversas sequenciais de posturas, funcionando como uma verdadeira meditação em movimento. Então, prepara-se para suar como nunca!



4) Melhora o humor


Qualquer prática intensa de exercícios proporciona um estado de satisfação e felicidade natural, melhorando nosso humor e desempenho social. No Yoga não é diferente. A pratica regular de ásanas e exercícios respiratórios modifica o estado físico e mental do praticante, e transforma a pessoa em todos os aspectos, principalmente no humor.


Então, se você está buscando uma atividade que te tire dessa maré de insatisfação e tristeza, o Yoga é uma excelente opção para você começar. Em pouco tempo você vai perceber as mudanças.



5) Melhora qualidade do sono


Outra motivação que leva muitas pessoas a procurar o Yoga é a insônia e dificuldade para dormir.


Mais uma vez, os exercícios físicos (posturas e respiração), aliados a técnicas de meditação e relaxamento são instrumentos de grande valor para quem precisa de uma boa noite de sono (uma não, várias).


Se você tem tido problemas com sono. Se você acordo de manhã sentindo fadiga e cansaço. Yoga é o melhor remédio, e não tem contra indicações.



6) Melhora o desempenho sexual


A pratica regular de qualquer exercício melhora o desempenho geral do ser humano, tanto no aspecto físico como mental.


Com a prática de Yoga não é diferente. As posturas e exercícios de respiração e purificação do Yoga melhoram todas as funções do corpo e amplificam as qualidades da psique humana.


A prática tem impacto direto no desempenho sexual, com aumento da libido e potência, além de proporcionar uma transcendentalidade durante a prática com trocas e circulação de energia durante o ato.


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@entreasanas



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